Wednesday, April 11, 2012

The Secret World of Ariety



Desde a Princesa Monkoke que a animação japonesa de autor ganhou um espaço muito proprio no panorama internacional do cinema, principalmente depois do sucesso e dos galardoes de As Viagens de Chihiro tudo começou a estar atento as produçoes niponicas neste campo. E certo que apos este filme e pese embora as diversas tentativas nunca mais o resultado foi semelhante ou tao pouco se aproximou do sucesso deste filme. Este ano e pese embora tenha sido lançado no mercado original em 2010 vem um novo filme de um produtor agora ao leme o resultado pese embora positivo em termos criticos esteve longe do que os filmes anteriores conseguiram e em termos comerciais a estreia em wide nos EUA mesmo apos dois anos pode se considerar uma vitoria.



Aririty e um filme que encaixa muito bem naquilo que ja vimos neste tipo de produçoes um filme sentimental emotivo que mistura e bem dois mundos distintos em interação por um lado o nosso mundo normativo de relações nem sempre faceis de uns com os outros e um mundo de pequenos seres iguaizinhos a nos que coabitam sem nos darmos por eles bem no mesmo espaço que nos, este cruzamento de realidades e o grande fenomeno do filme em toda a sua vertente misturando e mocionalidade e ternura dos melhores filmes de animaçao mesmo que por momentos perca a intensidade e mesmo o imaginario de outros filmes.



Nao e o melhor filme do genero nem tao pouco o mais creativo neste particular podemos dizer mesmo que e o mais terra a terra, ou seja aquele que mais fica preso ao realismo, mesmo assim podemos dizer que o filme tem outros segredos quer na exposição emocional do filme, quer as curiosidades dos pequenos seres passando por uma banda sonora de primeira linha que conjuga bem com a envolvente tecnica sempre positiva do filme, mesmo que neste aspecto ja tenhamos tido realizações mais entusiasmantes.



Ou seja e daqueles filmes que de principio ao fim e o cinema tradicional emotivo japones, nao sendo sinceramente uma obra prima preenche todas as necessidades que este tipo de filme tem, e nao deixa mal o expectante nivel que o genero ja atingiu.



O argumento pese embora coeso bem montado e com a originalidade que muitos de outros filmes ja conseguiram nao e um prodigo na fluencia de creatividade pura, mesmo assim bom dinamismo na interaçao de personagens cujos dialogos vao mais de encontro a sua emotividade do que propriamente outro aspecto.



Em termos produtivos de animaçao e sabendo de ante mao a qualidade das produçoes japonesas estamos perante uma produçao de primeira linha em quase todos os aspectos qualidade estetica beleza definiçao de personagens e pormenor encontra-se quase tudo ao melhor nivel.



POr fim o cast norte americano de vozes esta tambem ele num registo positivo num filme sempre dificil pelo descontexto que causa, contudo tambem por si so nao e uma mais valia.






O melhor - A tradiçao de um cinema de animaçao de primeira linha






O pior - Perder em creatividade para outros titulos semelhantes






Avaliação - B-

No comments: