Friday, April 20, 2012

Amigos Improvaveis

Poucos ou mesmo ninguem acreditaria que mais uma historia de vida no tradicional cinema francês se tornasse no maior sucesso comercial daquele país. Pois bem em momentos de crise económica é muitas vezes o tempo de glorificar o sentimento mais natural, evocando historias reais de sentimento provável. Contudo não foi apenas em termos comerciais que este filme foi um sucesso tambem criticamente as coisas parecem correr bem, contudo so no final deste ano podemos ter uma maior dimensao do filme neste aspecto.
Amigos Improvaveis e um das maiores surpresas da comedia e do drama europeu porque como nenhuma consegue ter um humor proprio, muitas vezes negro sem deixar de ser um drama um filme que leva a serio todas as problematicas que tras consigo, saimos do filme com a vontade e motivação de sermos melhores independentemente de onde vimos. Alias do pontos de vista moral o filme e fortissimo, pela mensagem que transmite, sem nunca ser pesado na mesma, dando-a da forma mais natural e perfeita, num filme leve mas ao mesmo tempo recheado de significado.
Outra mais valia do filme e a quimica de todas as personagens ou seja e um filme que rapidamente nos da a conhecer o contexto adquirindo um ritmo interessante muitas vezes nao visto e nao tipico do cinema europeu mas que leva o filme quase por si so para um patamar de excelencia que o diferencia de tudo um pouco, num registo pouco habitual na fronteira da comedia e do drama.
Mas o sublinhar do filme e na sua propria mensagem nao so na forma como o proprio filme lida com a doença mas na forma como ensina a relação entre as pessoas ou mesmo valoriza a propria ligação entre factos.
A historia fala de um individuo de cor saido da prisao que como forma de conseguir subsidio de emprego concorre ao lugar de ajudante de um teptraplegico multimilionario, com o objectivo de demontrar procura activa, contudo pela irreverencia acaba por ser selecionado, e acaba por construir uma relaçao de completar com o seu novo patrão.
O argumento e brilhante em toda a sua dimensao como todo, como aspectos especificos na construçao das personagens e na forma como estas se ligam, nos dialogos construidos e no humor que faz o filme respirar.
A realização pese embora seja simples e eficaz tira pouco partido de Paris que podia dar um caracter mais simbolico ao filme, mesmo assim o filme nada e danificado por este aspecto pois acaba por lhe dar um caracter nao espacial.
O cast constituido por actores franceses que nao de uma primeira linha, esta a um nivel muito alto em termos de comedia mais na personagem mais simples e em termos dramaticos e fisicos na de Phillipe, dois actores que entram de rompante na lista de grandes papeis europeus.

O melhor -O balanço humor e drama.

O pior - A realização nao aproveitar paris.

Avaliação - B+

No comments: