Sunday, April 08, 2012

The Mighty Macs



Muitos ficaram surpreendidos quando em meados do ano passado um pequeno filme sobre basketball feminino conseguiu a estreia wide, principalmente porque o tema era mais tipico do cinema de domingo a tarde de serie B e por outro lado não trazia consigo nenhuma figura de proa do cinema actual pese embora se possa considerar Gugino e Burstyn pessoas com algum mediatismo no cinema. Pese embora a estreia wide as façanhas do filme ficaram exclusivamente por aqui ja que em termos de bilheteira, ninguem ou quase ninguem teve interesse no filme e mesmo em termos criticos as coisas nao correram muito bem, com avaliaçoes algo negativas.



Mighty Macs e como muitos outros um pequeno filme sobre facanhas desportivas sejam elas as mais incriveis que existe no panorama americano e que sempre gostam da sua homenagem, e este e o filme que abraça o mais comum deste filmes ou seja tudo corre mal no inicio ate ao campoenato num espaço de 90 minutos de superação maxima num filme com demasiada fabula em deterimento de um realismo que seria interessante mas com a suavidade que o filme tem entregue a si as coisas acabam por ser naturais, ou seja um filme simples para se ver rapidamente sem grande conteudo moral ou densidade narrativa, que se entranha bem naquilo que estamos habituados em filmes desportivos.



Em termos produtivos nao e um filme de primeira escala e isso nota se acima de tudo nas sequencias de jogo onde o acompanhamento da camara da acçao de jogo e quase sempre demasiado rudimentar, mesmo assim o coraçao do filme e positivo e a mensagem tambem mesmo que seja dada com uma crise clara de identidade e mais que isso de creatividade.



E daqueles filmes que em contextos distintos ja vimos por inumeras vezes mas que mesmo assim consegue na atençao que lhe damos pregar-nos ao ecra durante a sua curta duração.



O filme fala de um ex jogadora de basquetbal que quer ser treinadora sendo a escolhida para a equipa feminina de um colegio de freiras sem condiçoes nenhumas depois o que ja vimos milhares de vezes, treinos de personalidade espirito de equipa, dificuldades pessoais e voila campeos nacionais.



O argumento e pouco crativo ou seja tudo que o filme tras consigo ja foi pelo menos revisitado milhares de vezes em diversos generos desportivos com diversos personagens, neste particular o filme nao tem nada de novo principalmente na criaçao de personagens sao todas positivas de mais.



A realizaçao e de um filme pequeno e isso nota se como anteriormente ja mencionamos na pouca qualidade das sequencias desportivas, mesmo assim a intençao e a dificuldade esta la e nao e neste patamar que o filme perde grande qualidade.



Em termos de cast um filme facil para uma Gugino que pela seu carisma parece sempre nao ter sido aproveitada ao maximo em Hollywood, mostrandos sempre ter algo mais para dar e neste filme isso e claro, tambem Burstyn numa desacelaraçao de carreira tem um papel facil, o melhor esta nas jovens protagonistas todas elas desconhecidas com um bom desepenho principalmente fisico.






O melhor - O coração simples do filme.






O pior - A falta de novos dados no genero.






Avaliação - C+

No comments: