Sunday, April 01, 2012

We Bought a Zoo


Desde Jerry Mcguire que Cameron Corwe ganhou um espaço muito proprio em comedia de sentimento, em filmes com algum grau de boa disposição mas intensos do ponto de vista da expressao natural de sentimentos. Pese embora este facto e obvio que nunca mais conseguiu o sucesso deste filme, ficando sempre um pouco aquem das expectativas. Com este we bought a zoo, podemos considerar que em termos criticos o filme esteve mais perto do sucesso pese embora este nao tenha sido claro, mesmo assim avanços principalmente comparativamente a Vanilla Sky e acima de tudo a Elizabethtown. Em termos comerciais e pese embora um mau arranque a continuidade do filme permitiu um resultado relevante pese embora nao seja brilhante.
We Bought de Zoo e um filme tipico de Cameron Crowe com a diferença que não adquire a profundidade moral da maior parte dos seus outros filmes, uma vez que e obviamente relacionado para um publico mais jovem e acima de tudo e um filme mais familiar sendo o seu objectivo ser um filme que transmite ternura nas suas personagens.
E um filme sem viloes, ou seja as circunstancias sao a unica adversidade e pese embora seja um filme baseado em factos veridicos a forma com os problemas sao resolvidos parece tao caidos do ceu e quase tao sem sentido, que de outra forma seria no meu entender um argumento sem grande trabalho, que contudo analisando este dado podemos dizer que e uma historia feita para este tipo de cinema.
Pese embora a sua força emocional que Crowe transmite como poucos, nao penso que seja nem de perto nem de longe um dos seus melhores filmes, desde logo pelo facto de nos parecer com pouco ritmo ou seja pese embora tenha um bom inicio a segunda hora do filme perde intensidade focos de interesse parecendo nada mais nada menos do que um caminho facil ate ao esperado resultado final. E o cinema necessita cada vez mais de nas diferentes vertentes surpreender o espectador e o que Crowe normalmente efectuava muito por conta dos dialogos acaba por nao ser tao evidente neste filme, mesmo assim um filme ternurento facil de gostar.
A historia fala de um viuvo com a sua nova realidade com os seus dois filhos que muda de casa para um zoo, no qual mesmo sem experiencia tem a aventura de tentar abrir aquele espaço e que este seja um sucesso enquanto luta pela sua coesao familiar.
O argumento parece nos demasiado facil e um pouco a antitese que Crowe costuma dar nos seus filmes com frases poeticas para diversas circunstancias, aqui e pese embora a expressao de sentimentos esteja bem tomada pelo argumento em personagens agradaveis para esse efeito, temos de esperar pela ultima fala do filme para vermos a verdadeira intensidade expressiva de Crowe com um poder que so conseguiu quase em jerry Mcguire
A realização nao e brilhante parece que Crowe esta com medo de arriscar ao longo de todo o filme na captaçao de imagens e acima de tudo na forma como necessita de mais estetica o filme, mesmo assim a competencia esta la, e as personagens sao filmadas na sua maior expressao.
O cast e bem escolhido, Matt Damon e dos melhores actores da actualidade nao so em temos da manifestação de sentimentos positivos mas na vivencia de crises internas que o filme lhe pede, a sua interpretação e principalmente da sua filha no filme sao a alavanca ternurenta do filme, pese embora Joahnsson e Chuch tambem estejam num nivel aceitavel.

O melhor - A ultima frase do filme.

O pior - A perda de ritmo do filme na segunda hora.

Avaliação - B-

No comments: