Sunday, April 29, 2012

Lorax

Depois de Despicable Me observou-se que o cinema de animação podia ao mesmo tempo ser infantil e transmitir uma mensagem forte sem que a mesma fosse subliminar, trazendo tambem alguns pontos de um cinema mais adulto principalmente na forma como prespectiva o futuro. Pois bem dos mesmos produtores surge outro filme, com uma formula parecida mas lançado no inicio do ano comercial com resultados ainda melhores do que o primeiro desde logo em termos comerciais onde o filme conseguiu resultados bastante fortes mas acima de tudo em termos criticos onde conseguiu novamente trazer boas criticas a grande projectos de animaçao o que nos ultimos anos tem sido mais dificil de obter.
Lorax é um filme que conjuga bem dois pontos positivos interessantes, por um lado um humor inteligente cada vez menos tipico e mais trabalhado no cinema de animação e por outro lado uma mensagem clara directa com uma implicação muito positiva na aprendizagem de algumas crianças, e esse projecto e objectivo do filme esta bem vincado o que torna este filme mais do que bom filme de animação um filme com uma causa propria.
Em termos da historia e da narrativa o filme pese embora nao seja tao forte como os dois pontos que falamos anteriormente tem tambem interesse na construçao de uma realidade futorista interessante e aspectos que normalmente nao sao abordados com tanto realismo no cinema de animaçao de hoje em dia. Esta creatividade aliada aos pontos mais fortes do filme dao um bom prenuncio para um bom ano para o cinema de animaçao cada vez mais preso a sequelas que nada de novo trazem para o genere.
E daqueles filme que pelo seu coraçao podemos por de parte algumas insuficiencias presentes do filme principalmente em termos de qualidade produtiva e mesmo na construçao narrativa ja que estes sao completamente suprimidos pela riqueza moral do filme e pela formula adulta do humor utilizado.
O filme fala de um jovem que para encantar o amor da sua vida, tenta sair de uma cidade criada para descobrir uma arvore verdadeira aqui encontra um velho que lhe ira revelar como estas desapareceram.
O argumento tem pontos interessantes principalmente na forma como da em evidencia a mensagem que quer transmitir e acima de tudo na forma como constroi o seu humor natural, em termos de personagem e desenvolvimento narrativo podia ser mais rico.
Em termos de produçao nao estamos normalmente num filme de primeira linha nao trazendo nada de novo em termos de efeitos ao que ja tinhamos visto, mas este ponto e claramente secundario na analise do todo o filme.
O cast de vozes tem como grande trunfo a escolha de Der Vito para o ser mitico de Lorax a voz encaixa na perfeiçao e e outra mais valia forte do filme, quanto ao resto nada a registar nem positiva nem negativamente.

O melhor - O humor e a mensagem que transmite.

O pior - A nivel tecnico ainda nao ser a primeira linha

Avaliação  B

No comments: