Thursday, February 16, 2012

Safe House


Se existe filme no inicio deste ano que pelo seu elenco pode chamar a si a atenção e maior mediatismo foi estre thriller policial quase politico envolvedo duas das figuras principais do cinema da actualidade por um lado o sempre carismatico Washington acompanhado por mais um jovem desta vez Rynolds a procura do seu espaço concreto em Hollywood. O resultado foi mediano se criticamente a pouca valorizaçao do filme e alguma indiferença ate pode ser considerada como normal uma vez que estamos perante um filme de ação tipico em termos comerciais o filme conseguiu bons resultados numa semana interessante para o cinema onde fica apenas a magoa de nao ter conquistado o box office em competiçao directa com The Vow.
A primeira coisa que se pode dizer do filme e que integra na prefeição aquilo que ja se pode designar o genero de filmes do Denzel, ou seja um jovem bem intencionado quase maçarico na arte, e por outro lado o misterioso mais velho que de alguma forma nao se sabe muito bem quais as suas intenções, o filme desenvolve se todo sobre esse lado mais sombrio da personagem sendo que a maior parte das vezes observamos que Denzel ate e um tipo porreiro e que a razão ate esta do lado dele.
Este filme e mais uma vez isso com uma intriga politica de baixa qualidade um sem numero de presseguições de bom ritmo mas uma intriga demasiado obvia e linear muito abaixo do que se exige num filme deste genero onde a complexidade e o desenvolvimento creativo de determinados pontos tem que ser bem mais vincado.
A determinada altura do filme ele caminha de uma forma tao denunciada para o seu final que ja sabemos o que o filme realmente vai nos dar, mesmo que em termos temporais o filme se alongue em sequencias algumas delas quase intermiinaveis de tiros e correria.
O grande foco de interesse acaba por residir no contexto escolhido para o filme fora dos EUA e concretamente numa intrigante e desenvolvida cidade do cabo, o que acaba por ser o ingrediente novo num filme ja por demais vezes efectuado ou pelo menos com parentes muito proximos.
O filme fala de um jovem cujo o trabalho e guardar uma casa para o CIA naquela cidade africana que de repente observa o espiao mais procurado entrar na mesma para interrogatorio e sair de la apenas na sua companhia ja que existe uma carinificina o filme e a fuga e a tentativa de entregar este individuo e nao o perder, mas o perigo nem sempre parece vir deste mesmo lado.
O argumento e bem intencionado na tentativa de fazer um jogo do toca e foge ou gato e rato mas o certo e que o desenvolvimento da propria historia nunca consegue acompanhar o ritmo que um filme com esta tematica exige, tenta sempre ser demasiado directo e nao engomar um filme cujas pontas soltas pedem mesmo isso.
A realizaçao nao e brilhante e sempre dificil filmar em contextos fortes e quentes como uma cidade africana mas por vezes a estetica do filme perde e mesmo a produçao e isso faz o filme nem sempre ser um filme bom tecnicamente.
Por fim em termos de cast se pensarmos no numero de vezes que Washington intepretou este papel de certeza absoluta que concluimos que nao pode existir nada que encaixe como uma luva como este alias que lhe valeu o oscar na primeira tentativa mas que com o passar do tempo tornou-se cansativamente repetitivo. O problema neste filmes e que Rynolds tenta quase sempre ser o mesmo mas sem o misterio principalmente nas sequencias de maior entrega fisica caindo por vezes num overacting exagerado.

O melhor - Cidade do cabo algo desocnhecida

O pior - O filme não ir alem do estritamente obvio

Avaliação - C

No comments: