Saturday, February 18, 2012

The Iron Lady



Desde que este filme foi anunciado em produção que começaram a surgir forças claras que poderia ser um dos grandes candidatos aos oscares nao so por trazer na personagem de uma das maiores politicas do mundo moderno talvez a melhor actriz da historia mas acima de tudo porque assumia um papel de biopic inovador como poucos ousaram tentar fazer de uma figura tao rigida como Tatcher. Pese embora a expectativa nas primeiras avaliaçoes logo se observou que a unica força que poderia resistir no combate era mesmo a sua figura de proa muito bem avaliada ao contrario do filme com maior dificuldades em se impor. Por outro lado tambem comercial um terreno onde filme obiviamente nao seria tao apetecivel o filme passou quase sem grande alarido.



O que se pode dizer deste filme e que nunca seria um filme facil ao falar de alguem tao cinzento e conservador como a figura da dama de ferro nunca poderiamos ter um filme muito activo, e isso acaba por se tornar no grande calcanhar de aquiles do filme sou seja ser demasiado parado demasiado debate de ideias num filme folgado em termos de linhagem temporal que acaba por ser o proprio limite de um filme estudado mas sem margem de manobra.



Pese embora este facto o filme acaba por ter boas ideias que contudo tem muita dificuldade em vigorar desde logo na forma com que tenta marcar a diferença na recordaçoes da propria personagem principal e depois na dose exagerada de loucura que impregam a uma personagem ainda viva.



Mas o grande problema do filme e mesmo querer dar o maximo da vida da figura no minimo de tempo possivel e faz com que os episodios fossem redizidos a escassos minutos sem o enfoque merecido, mostrando que mesmo uma vida preenchida pode ser quase nada. Isto so se explica pela forma demasiado conservadora que a vida podia ser tratada.



O filme fala da vida e luta politica de Tatcher em balanco com algum desprezo da sua vida pessoal, da nos as diferentes vertentes de alguem enigmatico mas uma lider de natureza.



O argumento nao e facil, mas acima de tudo cai em erros principais ao tentar dar uma vertente leve perde intensidade e profundidade moral, o que faz com que o filme nunca evolua em si proprio. Mesmo as personagens centrais sao sempre construidas com base em ideias preconcebidas sem construir grande risco.



A realizaçao pese embora se denote dificuldades em fazer o filme esteticamente interessante e mais grandioso tem bons momentos de ligaçao de imagens reais com as produzidas para o filme embora se denote claramente a diferença entre ambas. nao e uma realizaçao de primeira linha mas tambem nao e das piores.



O cast tem Streep numa grande interpretaçao e dificil em todos os niveis quer linguistico quer de intensidade dramatica e acima de tudo de disponibilidade fisica, e uma interpretaçao mais que oscarizavel da figura maior do cinema actual, ninguem no filme se aproxima pese embora a boa prestacção de Broadbent






O melhor - O espetaculo Streep






O pior - A rigidez do filme






Avaliação - C

No comments: