Friday, February 24, 2012

The Grey


Muita expercativa existia em torno deste filme pelo mesmo marcar o regresso do grande Liam Neeson apos a morte repentina da sua esposa. E para regressar nada melhor do que um filme que conduz as personagens ao limite da sobrevivencia numa luta entre lobos e seres humanos. OS resultados deste cinzento Grey foram algo dispares se criticamente e um pouquinho pelo respeito pelo regresso do actor as coisas ate correram bem com criticas que pese embora nao fossem fora de serie foram na sua maior parte positivas, ao qual se juntou um resultado de bilheteira consistente e que permitira um resultado significativo ao filme sem tambem ele ser um brilharete.
The Grey e um filme de sobrevivencia e de acção de luta plena entre seres humanos e lobos num terreno oposto ao tipico de caça ou seja na casa dos animais e ainda para mais em pleno alaska cheio de neve, assim o filme da nos o limite de todas as personagens nao so em termos de medo mas tambem na forma como tem de resisitar ao frio e tudo que se possa pensar que e adverso. Este limite e bem conjugado num filme que contudo acaba por nunca dar esperança ao espectador do que para alem do desfecho obvio, nao e um filme simpativo ou com momentos de bom astral muito pelo contrario e um filme sobre personagens com o seu destino escolhido mas acima de tudo na forma de lidar com ele da forma mais digna possivel.
Acima de tudo tem a particularidade de nos dar uma intensidade emocional que nao pode ficar dissociada da tragica situação do seu protagonista sendo que muito do filme parece criado por ele como forma de homenagear Richardson a sua mais que tudo nos ultimos anos.
A historia fala de um grupo de sobreviventes de uma queda de um aviao que acabam por ficar soltos no alaska e acima de tudo num terreno de lobos que conduz a uma luta complicada pela sobrevivencia entre homens e lobos.
A realização de Carnham dá nos um realizador mais forte mais competente que arrisca melhor na forma com ele próprio quer fazer as suas próprias potencialidades tem bons momentos tecnicamente interessantes num terreno quase sempre complicado, ganhando algum folego que a sua tentativa de A team perdeu.
O cast nao e forte pede aos seus actores mais frescura fisica do que propriamente intensidade emocional, com excepçao de Neeson que esta num papel bastante forte para este inicio do ano, expressivo, revoltado forte, temos um Neeson proximo do seu melhor nivel e podera conduzir a novos papeis de um actor que por vezes anda demasiado tempo perdido em filmes menores.

O melhor - A sobrevivencia.

O Pior - Ser demasiado negativo

Avaliação - C+

No comments: