Saturday, February 25, 2012

The Muppets


Quando surgiu pela primeira vez o rumor que a Disney se preparava para revitalizar os Marretas, muitos colocaram duvidas principalmente pelo facto dos mesmos ja não estarem actuais na forma de fazer humor. Mesmo assim a poderosa produtora e muito ajudade pelo culto que Segel quis criar acabou por apostar no filme. Os resultados eram uma perfeita incognita mas depois do lançamento podemos dizer que o filme tornou-se um sucesso desde logo critico com a maioria das avaliações a ser muito positiva para este regresso. Comercialmente e apesar da maioria dos resultados terem sido positivos, ficaram talvez um pouquinho aquem das expectativas, muito pelo facto da populaçao alvo nao saber por completo quem sao estes bonequinhos.
Os Marretas e um regresso que pela primeira vez consegue trazer consigo o elemento saudisismo como talvez muitos poucos filmes que tentaram reanimar um produto realmente conseguiram, principalmente porque reage como se o sucesso ja fosse ultrapassado e trata sobre a tentativa de renovar o mesmo. e nisto o filme para alem de realismo introduz se em si mesmo. Outro dos pontos positivos do filme e o metafilme e a forma como as piadas sobre si proprio estao presentes que acabam por balançar melhor alguma falta de humor actual que a tradiçao dos marretas poderia ter para apostar num humor mais tradicional que acaba por funcionar e dar os melhores momentos comicos do filme.
Mesmo perante isto o filme tem uma dificuldade que e criar fas nos novos naqueles para quem as figuras foram a primeira aparição neste filme, ao basear se muito nos passados e no reviver memorias perde alguma força junto de possiveis novos fas e acima de tudo alcance de quem sabe um novo ressurgimento, assim mais parece ficar apenas uma homenagem localizada num espaço temporal a serie.
Contudo parece que este facto possa ter sido pensado por ja se denotar alguma falta de ligaçao das personagens com o nosso dia, o estilo variedades deixou de existir e com sequencia poderia ser um elemento estranho. Mesmo assim e uma homenagem forte bem efectuada e um filme registo para 2011.
A historia fala de um casal juntamente com um irmão marreta fã do show dos marretas resolvem ir até Los Angeles e na visita irem ao centro onde ocorria o espetaculo, observando que este esta prestes a desaparecer a equipa tenta se reunir para salvar o espaço deles.
O argumento e interessante principalmente pela forma com que consegue se contextualizar temporalmente, e isso acaba por ser o segredo do filme e fazer tudo o restante resultar com mais força. Nao e um filme de personagens pese embora consiga imprimir uma consciencia moratoria que sempre existiu nas figuras tradicionais.
A realiaçao tem como a sua maior virtude ser fiel aquilo que os marretas sao, e princiapalmente por traduzir esse mesmo espirito ao filme, e isso foi uma vitoria clara.
Por fim em termos de cast observamos que Segel ta de corpo e alma na personagem e no filme, um desafio ganho por um comediante a ganhar o seu espaço proprio num cinema exigente, munido de grandes companhias Adams e um espanto como actriz e forte em musical e Cooper uma agradavel surpesa pela sua força musical.

O melhor - O espirito saudosista do filme.

O pior - Alguma falta de actualidade.


Avaliação - -B

No comments: