Monday, November 07, 2011

Puss in Boots









Pois bem depois do sucesso da personagem do gato das botas na trilogia de Shrek era normal que a Dreamworks dedicasse um filme so a esta personagem com todos os ingredientes que ja tinha deixado antever na personagem. A aposta baseada em risco minimo razão pela qual o filme apenas surge em Novembro trazia novamente tudo o que a personagem tinha de mais apelativo, ou seja o olhar e Banderas. Os resultados ate ao momento nao pudiam ser melhores, quer criticamente onde o filme conseguiu bons resultados, mas tambem do ponto de vista comercial o filme conseguiu atingir o topo nos primeiros fins de semana de exibição.



A primeira analise que podemos fazer a este filme e a capacidade do filme conseguir trazer em si tudo que foi funcional na personagem e acima de tudo codimentar com outros pontos de interesse que fazem do filme uma boa animação com ritmo alucinante no melhor dos filmes western, alias e neste inicio do filme que este ponto tem o seu maior lucro e se mostra mais funcional, tendo um dos melhore inicios dos filmes de animaçao dos ultimos anos.



Com o desenvolvimento e mantendo sempre um caracter emocional e de acçao intenso o filme tem opçoes narrativas mais discutiveis como a introduçao de um universo algo imaginavel, mas que acaba por se encaixar de forma congruente com tudo o que o filme tem, nao fosse uma das personagens principais o Humpty dumpty da alice no pais das maravilhas.



Depois tudo o que e comum nos filmes mexicanos num ambiente quente, onde tudo funciona de forma a termos um filme agradavel que vem comprovar que que ainda é possivel efectuar bom cinema de animação com ideas originais mesmo que a sua base não seja tao original quanto isso.



O filme fala da introdução do gato das botas e a sua ligação a um ovo falante que o conduzira a ser um fora da lei, contudo o perigo de dois viloes faz ter que defender a sua terra natal e buscar novamente a sua honra perdido.



Em termos de argumento temos pontos positivos bem elaborados como a toada e alguns dialogos do filme, pese embora nos parece que em termos de desenvolvimento narrativo por vezes o filme tenha opçoes discutiveis principalmente na entrada no mundo dos ovos de ouro, mesmo assim e um filme competente que consegue atingir aquilo que se propoem.



A realizaçaõ tem a animação na fua forma mais comum nos ultimos tempos nao temos inovação mas utiliza bem o digital, a utilização de sombras e a criação de um ambiente spaghetti demonstra estar bem trabalhado.



O cast de vozes nao podia ser melhor Banderas e ele proprio o Gato das Botas escolha que ja tinha mostrado ser eficaz em Shrek, quando a Hayek e a companhia natural num filme que quer criar um ambiente como este, por fim Galfinakis e o ideal na persoangem que interpreta, uma das melhores selecções de vozes que tenho memoria num filme de animãção.






O melhor - O carisma da personagem central






O pior - A cena do mundo superior dos ovos dourados






Avaliação - B

No comments: