Tuesday, November 08, 2011

50/50


Starring: Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick, Bryce Dallas Howard, Anjelica Huston
Directed by: Jonathan Levine

Falar de uma comedia que tem como tema central a luta contra o cancro não e facil, nem sequer abre o apetite, contudo e normalmente nos grandes desafios que surgem os maiores filmes, e que o diga Levine que desde a produçao do filme deixou a sua volta muitas desconfianças que começaram a dissipar se com as primeiras avaliações tremendamente positivas e que colocam esta particular comedia como uma das obras mais bem avaliadas do presente periodo. pese embora este facto, e talvez pelo tema estranho que o filme tem os resultados de bilheteira nao foram consistentes com o valor do filme, com resultados demasiado medianos.
O grande valor do filme e que pese embora trate um tema complicado e isto esteja presente ao longo de todo o filme, nao deixa de ser um filme descontraido sem nunca tirar seriedade ao tema, e neste particular o filme tem em si muita força interior capaz de nos fazer passar pelas mais variadissima panoplia de emoçoes. e um filme acima de tudo com persoanalidade nao so na forma como a personagens e as suas dificuldades sao construidas como no plano humoristico nao se inibe de arriscar em humor adulto, actual e muitas vezes demasiado sexualizado.
E talvez a melhor comedia do ano, ou aquela que tem mais qualidade nos seus valores mais naturais, nao e um filme disparatado e nunca perde o norte ou o seu proprio sentido de orientaçao, e daqueles filmes que pese embora tenha o caminho mais agradavel, nao escolhe o caminho mais curto e aborda todos os temas que um drama sobre o mesmo assunto iria abordar.
Como ponto mais negativo talvez o filme perder alguma intensidade na sua parte final e aproximar se mais dum teor novelesco, essa necessidade surge de tentar abrandar e ser positivo quanto ao tema, que tem a sua conclusao no final natural e positivo do filme, outro final bem trabalhado podia ter sido uma aposta interessante mas assim tem mais capacidade de ser agradavel para todas as pessoas sem perder a licao de vida la existente.
O filme fala de um jovem produtor de radio que aos 25 anos descobre que tem um cancro, assim o filme debruça na luta do jovem e de todos os elementos da sua vida na organizaçao da doença e todas as etapas da mesma desde a relação familiar, com amigos e namorada ate a empatia criada com a psiquiatra.
O argumento e interessado e tem muito valor enquanto todo ou seja na forma com que consegue ser completo e um filme intenso em quase todos os seus pontos, nao cai em disparates mas nao deixa de ser suave na forma de abordar o tema, e tem aos seu serviços personagens interessantes e complexas que oferecem e permitem bons dialogos.
Em termos de realização temos o ponto mais pobrezinho do filme, nao existe muita ambiçao neste particular do filme, ou seja quase sempre temos o mais comum, ou seja a opçao simples por filmas persoangens nao e esteticamente deslumbrante mas nao danifica o filme.
Em termos de cast Levitt tem um papel para si, que aumenta a intensidade e a qualidade da interpretaçao com o desenvolvimento do filme, nao e um actor ainda de encher as medidas mas tem estado bem na escolha deste tipo de personagens complexas mas silenciosas, Rogen tem o seu estilua habitual numa personagem que encaixa em si, depois valor para as prestaçõs secundarias de grande nivel com atençao de oscar quem sabe, kendrick pela suavidade e naturalidade e Houston pelo carisma

O melhor - A forma suave e seria de tratar o tema.

O pior - Tornar-se com o seu desenvolvimento algo novelesca

Avaliação - B

No comments: