Thursday, November 03, 2011

30 Minutes or Less


Starring: Jesse Eisenberg, Danny McBride, Aziz Ansari, Nick Swardson, Dilshad Vadsaria
Directed by: Ruben Fleischer

Quando saiu Zombieland desde logo dois pontos ficaram evidentes desde logo a capacidade de Eisenberg de servir como protagonista bipolar em filmes de piada facil, e por outro lado a capacidade deste realizador conseguir tornar os seus filmes em totais momentos non sense com bastante piada. Dai alguma expectativa relativamente ao segundo filme do realizador, que trazia novamente o protagonismo ao actor ja depois da sua excelente prestacçao em Social Network. Contudo quando tudo para dar certo eis que algo falhou, criticamente esteve muito longe em termos de sucesso do filme anterior, e pior que isso tambem comercialmente o filme foi um floop consideravel, fazendo ver, que mesmo quando o sucesso e quase certo ha factores que podem descontrolar tudo.
E directo dizer que 30 minutes or less tem os mesmos tiques e o mesmo genero do que Zombieland, principalmente no tipo de humor e no sem sentido de muito das partes do seu filme, o problema e seriamente dois, por um lado o contexto onde este tipo de humor e utilizado, ou seja num filme sobre tentativa de homicidio e planos de roubos a bancos, e tambem pelo facto de apenas Eisenberg na minha opiniao em todo o filme encaixar neste registo sem parecer demasiado idiota, coisa que no outro filme era mais vincado em todas as personagens.,
Outro dos grandes problemas foi a ansia de efectuar rapidamente um novo filme, que nos da um filme demasiado pequeno, onde tudo e tratado por cima sem grande aporfundamento, mesmo o guiao parece sempre ser efectuado em cima do joelho, e determinados momentos nao resultam como poderiam resultar de outra forma, ou seja muito pouco para aquilo que pormetia tendo em conta o que anteriormente ja tinha sido feito.
Enfim temos uma comedia que tenta ser negra sem grande qualidade em determinados momentos obvia e mesmo pouco original, mesmo que o seu modelo seja novo e bem entregue a este realizador, contudo parece nos que a qualidade esta implicita mas neste filme nunca consegue ver a luz do dia.
A historia e confusa, fala de um filho de um milionario que para ficar com a fortuna do pai, contrata um assassino para por termo a vida deste, contudo como nao tem dinheiro, organiza um plano que tenta conduzir a que um estafeta de pizzas assalte um banco para ele.
O argumento e um trapalhada que apenas e trabalhado ao de leve, nunca nada e aprofundado as personagens sao imbecis e nao tem tempo de sair desta categorização, a piada nem sempre funciona, ou quase sempre sai ao lado, ou seja uma historia e envolvimento desapontante.
Em termos de realizaçao este filme e menos desafiante do que foi por exemplo Zombieland, uma vez que trabalha com menos efeitos e menos tecnologia e isso faz com que o filme seja quase inocuo neste ponto, com muito pouco a assinalar, ou seja mais um filme realizado sem grandes convulsoes.
Em termos de cast, Eisenberg pese embora nao esteja ao nivel de anteriormente parece me o actor mais enquadrado no tipo de filmes que o realizador tras consigo, cumpre e da a possibilidade de humor que e necessario para o filme. Ja Mcbride depois de um ano como este deve pensar se nao funciona melhor em titulos mais serios do que tentando ser um humorista que realmente não e.

O melhor - O absurdo do encadeamento das personagens

O pior - Dificilmente ter piada.

Avaliação - C-

No comments: