Sunday, November 06, 2011

The Rum Diary









O ano passado na altura em começaram a surgir os primeiros vaticionios relativamente aos vencedores dos oscares existia um que estava presente em todas as listas, era Johnny Depp em The Rum Diary, contudo com o aproximar dos premios eis que o filme e adiado um ano, o que começou a lanças a suspeita que talvez o filme nao fosse tão forte como se previa. Pois bem um ano depois e depois de ter desaparecido ou nunca ter aparecido nas listas deste ano surgiu finalmente o filme, e os resultados vieram demonstar as expectativas mais modestas, quer em termos criticos onde e um filme que não conseguiu ultrapassar a monotonia, mas acima de tudo em termos comerciais onde os seus resultados nem visiveis conseguiram ser.



The Rum Diary e um filme no meu entender pouco ambicioso, ou seja e daqueles filmes que se conseguisse se observar a si proprio como mais serio, poderia ter tido um resultado completamente diferente, contudo alguma relutancia em tornar um filme um drama, ou mesmo um thriller, e transforma lo quase numa comedia de costumes, nao permite que na fase final o filme trate da sua vertente mais seria de uma forma corajosa ou forte e isso condiciona todo o resto do desenvolvimento do filme.



Assim acabamos por estar por um filme ligeiro, por vezes algo aborrecido, que nao consegue interirar-se de força interior para chamar a si o espectador do principio ao seu fim, mesmo assim tem bons momentos principalmente humoristicos e na definiçao de algumas personagens com esse proposito.



Dificilmente sera um filme que ficara na memoria, e fica sempre a ideia de desilusao que este filme poderia ser um filme, completamente diferente, talvez a inspiraçao dele proprio merecia mais, mas nao e possivel e o filme e o que temos.
A historia fala da passagem de um jornalista por Porto Rico a ser comandada por americanos e a luta entre os prazeres da ilha e as manobras de controlo empresarial da mesma.



O argumento nao consegue diferenciar a vertente seria da vertenta comica do filme, e essa separaçao era essencial para o filme resultar, mesmo que alguns momentos e dialogos sejam bem trabalhado fica sempre a sensaçao que e no argumento que o filme tem o seu maior problema.



Em termos de realizaçao o regresso de Robinson nao e brilhante nunca consegue dar um teor artisticos ou mesmo estetico proprio ao filme, o que poderia conduzir por si so o filme a uma outra condiçao.



O cast tem o sempre Depp competente em papeis ambiguos e carismaticos como este, nao e um papel para oscar, mas nao mancha o seu trajecto, por seu lado Eckhart ja o vimos a melhor nivel num filme que nada exige de si e heard a tentar ganhar um espaço que podera um dia ter, mas para ja e ainda o valor declaradamente menor.






O melhor - Alguns momentos comicos






O pior - Nao ter força nem carisma dramatico.






Avaliação - C

No comments: