Friday, November 25, 2011

The Skin I Live In


Starring: Antonio Banderas, Elena Anaya
Directed by: Pedro Almodovar

Sei que Almodovar e um realizador ou que se adora ou que se detesta, dai que nunca compreendi muito bem a minha posiçao relativamente a este realizador, sendo que ao não me rever na sua tematica nunca tenha tido uma boa relação com os seus filmes, sempre proximos de um mundo de alterações de sexo ou pouca conformidade entre a sexologia mental e carnal. Dai que quando vi a apresentação deste filme percebi uma tematica diferente. E como eu o mundo do cinema, e pese embora a estreia do filme em Cannes nao tenha sido euforica as boas criticas, e um resultado de bilheteira interessante a nivel europeu deixava antever em mais um sucesso global para o realizador.
Pois bem, se até agora tirando Habla con Ella nenhum filme de Almodovar me tenha agradado profundamente eis que chega para mim aquela obra prima que muitos tentam e so os melhores conseguem que e fazer um filme com estilo proprio, sem abandonar a sua origem contudo com novos ingredientes quer em termos de ficçao quer em termos de ritmo e contexto do seu filme, estamos perante um filme inquietante assustador mesmo no limite do ser humano, e que consegue ser um misto de terror com thriller psicologico sem abandonar a formula almodovar.
E assim na minha opiniao um dos filmes mais surpreendentes coesos e arrebatadores do ano, em todos os seus pontos na construção de um guiao original e completo, na sua realizaçao com espirito proprio, no humor utilizado em alguns momentos, e acima de tudo na interpretação de ambos os protagonistas, estamos numa obra prima, que torna Almodovar e realizador de generalidade do publico.
Quando pensamos que o filme nao nos pode surpreender esta mostra que nenhum pormenor e em va e isso e daqueles aspectos que deve sempre ser glorificado num filme, cada promenor e pensado ao mais intimo minuto, e no fim fica a sensaçao que embora tenha momentos de alguma previsibilidade o filme e corajoso, forte e muito original.
O filme fala de um cirurgiao plastico apostado por razoes passionais em descobrir uma nova pele, contudo observamos que quase nada do que nos mostra e na realidade e que o bem nem sempre e o lado mais visivel.
O argumento e brutalmente arrebatador em quase todos os aspectos construçao de personagens, dialogos, envolvimento contextual, e acima de tudo mesmo em pormenores exotericos que o filme tem e que dao o toque almodovar que fica bem como em poucos.
A realizaçao e tremenda, com a sua marca e a sua eloquencia quase estranha, Almodovar num filme de genero diferente deixa a sua marca e torna o filme capaz de transmitir emoçoes e o que quer com a sua propria realizaçao.
Em termos de cast temos quem sabe duas das melhores interpretaçoes do ano, senão mais, mas Amaya e Banderas estao brutais em todos os sentidos, Banderas tem talvez o seu melhor papel inteirando bem o misterio a volta da sua personagem

O melhor - A força do cinema europeu

O pior - Alguma previsibilidade.

Avaliação - A-

No comments: