Sunday, September 25, 2011

The Debt


Starring: Helen Mirren, Tom Wilkinson, Ciaran Hinds, Romi Aboulafia, Sam Worthington
Directed by: John Madden

Olhar para a carreira de John Madden depois do oscar que ganhou em Paixao de Shakespeare até a presente data da nos a confirmaçao que estamos perante um dos galardoes mais injustos da historia do cinema. Contudo no caso deste filme se pensarmos que a realização de Madden temos ligado um argumento de Matthew Vaughn as coisas nao parecem tão cinzentas como a partida poderia parecer. Pese embora tudo isto os resultados do filme foram positivos, desde logo em termos criticos onde o realizador conseguiu o seu melhor resultado depois do oscar ganho, e tambem em termos comerciais onde conseguiu novamente colocar um seu filme com estreia em nationwide o que nao tinha acontecido no seu filme anterior, os resultados foram modestos mas a ambiçao do filme neste particular tambem parecia o ser.
The Debt e um filme curioso bem montado dividido entre limites temporais, e baseado em tres personagens centrais concretamente expioes em Israel com a missão de matar um terrivel medico, o filme tem bons momentos quem vivido nos termos das personagens mas acima de tudo na forma facil com que consegue ter em si intensidade emocional de primeira linha.
O grande problema do filme e que tambem e um filme de silencio muito na tradiçao euroeia e por vezes os momentos ritmados sao intervalados pro demasiados silencios que tornam o filme demasiado monotono a espaços.
Nao e um filme de primeira linha nem um filme para ser lembrado daqui a alguns anos, mas e um filme com os seus valores bem implicitos e com um twist final consideravel mesmo que por vezes exista pontos pouco elaborados na sua forma de ser.
A historia fala de tres ex agentes do CIA que depois de uma missao intensa a tres por Israel, encontram se novamente no lancamento de um livro por parte da filha de uma das agentes em que a verdade nem sempre pode ser a escrita.
O argumento tem bons momentos principalmente na forma indefinida das personagens ao contrario de muitos filmes este ponto acaba por ser o mais positivo de todos, ja que em termos de dialogos e mesmo de desenvolvimento narrativo nao e um filme de primeira linha,
A realizaçao de Madden ao contrario de algum dos seus filmes prima por tiques de cinema indie que ate lhe ficam bem em determinados pontos mesmo sem grande caracter estetico ou outros pontos de grande adoraçao e um filme mais seco mas ao mesmo tempo com imagem compativel com aquilo que quer ser.
A nivel de interpretaçao o filme tem como grande brilho Jessica Chastains que se encontra no seu ano, se ja tinha chamado a atençao a si em arvore da vida e com este filme que demonstra ser um actriz a ter em conta porque tras consigo beleza e intensidade interpretativa um pouco o que o seu companheiro de cast fez a dois anos atras, e neste filme repete essa capacidade. Nao deixar de registar o grande nivel natural que Wilkinson e acima de tudo Mirran tras normalmente consigo

O melhor - A forma como o filme esta temporalmente montado.

O pior - Demasiado silencioso por vezes.


Avaliação - B-

No comments: