Sunday, September 11, 2011

Apollo 18









Depois do projecto balir witch um pequeno filme, gravado com camaras de mão que surpreendeu o mundo do cinema, era normal que surgissem diversos filmes do mesmo genero em busca do mesmo resultado. E pese embora o numero de filmes ja seja elevado poucos foram aqueles que conheceram novamente o sucesso, apenas Cloverfiel num registo com mais meios e o surpreendente Paranormal Activity se aproximaram daquilo que efectuaram os hispanicos com a sua bruxa. Este ano um caso interessantissimo desde logo o facto de transpor o genere para o espaço. Contudo os resultados foram um desilusão quer em termos criticos onde foi muito vaiado, mas principalmente em termos comerciais onde contribuiu para a catastrofe que foi o mes de Setembro em termos de lançamentos.



Apollo 18 até pode ter um contexto historico interessante tentando demonstrar o que conduziu a paragem das viagens a lua, ate pode ter ao longo da sua duracçao um ou outro aspecto documental interessante mas tudo o resto esta longe do que o genero ja conseguiu dar, desde logo na forma de vida que e criada, nas creaturas no obvio do desenvolvimento das persoangens no facto de dificilmente conseguir criar terror nas persoangens, tudo junto acaba por dar muito pouco ao filme, do que uma ou outra sequencia de terror que evolui com o contaminaçao do primeiro tripulante mas que e muito pouco para um filme que deveria ter largo alcance.



A tentativa de lucro e acima de tudo de alguma paralelismo com paranormal activity ao conjugar quer com camaras de mão quer com camaras estaticas, contudo sempre sem cor, como nao poderia deixar de ser para dar realismo a historia, se por um lado nos parece que o filme ate podeia ser uma boa ideia, os atalhos narrativos e acima de tudo a falta de concretizaçao de determinados pontos nao permite mais.



O filme fala de uma secreta missao a lua, que acaba na descoberta de dois pontos importantes por um lado que os russos ja la tinham estado e que este satelite da terra era habitado por rochas vivas que se tranformavam em monstros e matavam gente.



O argumento e a determinadas alturas algo basico contudo parece que este sempre sabe qual e o seu objectivo, contudo tudo o resto e a sua concretizaçao e demasiado pobre, as persoangens nao sao dadas a conhecer os dialogos cliche, ou seja muito pouco



A realização e ambiciosa ou tentar fazer um filme com andamento e com camaras proprias ainda para mais a preto e branco nao e facil e o filme a espaços consegue tirar proveito disso, sem contudo que consiga melhorar o seu resultado final.



O cast tem a sorte de nao ter as camaras em cima de si, ou a imagem nem sempre ser a melhor, permite maior permeabilidade mas ao menos tempo menor capacidade de avaliação ao seu trabalho.






O melhor - Alguns momentos tirados da forma de filmar.






O pior - Ser um vazio creativo.






Avaliação - D+



No comments: