Friday, August 26, 2011

Rise of The Planet of The Apes


Pois bem, o Planeta dos Macacos é um icon cultural do cinema norte americano, sendo que recentemente teve um remake a cargo da imaginação de Tim Burton, pois bem para este anos muitos surpreenderam-se com a aposta arrojada de efectuar um remake a este filme. As duvidas subsistiram até às primeiras criticas positivas para o filme, que posteriormente o encaminharam para consistentes resultados de bilheteira e acima de tudo assumir uma excelente prequela para um dos filmes que ja fazia parte da historia do cinema.
É dificil para alem do nome dos primeiros momentos do filme encontrar ligação entre os anteriores filmes com espirito dantesco e este particular filme citadino, apenas com o desenvolvimento da personagem central, concretamente o macaco Cesar, começamos a observar a evolução de um genero potenciado pela experiencia medicinal, naquilo que posteriormente é poder dos macacos nos outros filmes, dai que nao e facil fazer a ligação e com conseguinte o filme adquirir o carisma inerente à saga, o que não facilita o filme, que mais parece tornar-se num vulgar filme de epidemia. De resto ao não fazer de imediato esta simbiose com os outros filmes, tudo parece mais forçado quer a evolução exagerada e quase sem limites dos animais, até ao caracter destrutivo de todo o filme, tudo entra numa cadeia demasiado rapida e nem sempre com os alicerces bem montados.
COntudo e importante valorizar o bom trabalho tecnico na personagem central e mesmo narrativo no desenvolvimento natural e do centro da imagem que esta se vai tornando nao deixando espaço a quase mais nada, não e daqueles filmes que brilhe intensamente nem tem a grandiosidade dos seus antecessores, mas e um daqueles filmes para uma noite de verão.
Em termos tecnicos pese embora seja menos exigente por exemplo do que o filme de burton e um bom filme neste aspecto centrando o seu nivel na forma humana com que o personagem central se torna.
A historia fala nos de um cientista que apos teste de medicação para a doença de azheimer se ve a braços com um macaco com capacidades de aprendizagem muito acima do normal, e que posteriormente se vai tornar num perigo da sociedade comum.
Existe dois pontos diferentes de avaliação como filme isolado não e um filme muito abrangente em termos de conteudo conceito, ou mesmo no seu alcance, parece sempre um filme com passos demasiado estudados em si, como prequela funciona melhor uma vez que introduz bem os outros filmes.
Em realização nao estamos perante um filme facil, contudo que faz bem o uso dos seus funcionalismos, mesmo que nem sempre a um nivel elevado, nota se nao ser um realizador de primeira linha, mas ao mesmo tempo também nao e um realizador a descuidar.
Em termos de cast todos os louvores vao para mais uma magnifica criaçao de Serkis, desta vez como macaco as capacidades do actor parecem nao mais acabar tornando Franco e Pinto figurantes no seu espectaculo pessoal.

O melhor Serkis/Ceasar.

O pior - A filme ser pouco abrangente em si proprio.


Avaliação - C+

No comments: