Wednesday, August 10, 2011

Horrible Bosses



Pois bem é conhecida a formula que tem tido ultiumamente nos EUA diversas comedias politicamente incorrectas baseadas em situações concretas do quotodiano, que tem a sua maior inspiração no sucesso mundial que foi a Ressaca. Pese embora o sucesso que foi o segundo episodio deste franchising, é importante ressalvar que as atenções em termos de comedia ficou neste curioso filme, que acabou por surpreender e tornar-se num sucesso consideravel, não só em termos comerciais, onde ultrapassou a barreira mitica dos 100 milhões de dolares, mas acima de tudo em termos criticos, onde o tradicional rigor das avaliações cedeu a graça natural deste filme.



Desde logo o primeiro ponto que podemos desde ja sublinhar, é que desde a Ressaca não observavamos uma comedia com tanto carisma, intensidade e ritmo na formula constante com que as piadas obvias e secundarias tem encadeamento, o que torna o filme delicioso de uma forma global, e uma das melhores comedias dos ultimos anos.



E verdade que por vezes cai em algum exagero, o que é quase figura de proa de qualquer filme que queira acima de tudo chamar a si o politicamente incorrecto, o que o filme demonstra de toda a forma. Mas ao utilizar um humor muito actual quase sempre com incidência forte quer no plano mais forte quer em segundos planos, faz ao mesmo tempo deste filme uma comedia negra, quase sempre bem conseguida em termos de humor e quase sempre aquilo que o filme, em si quer ser.



A historia e simples, três amigos, observam que o seu emprego tem contra si, serem chefiados por patrões intragáveis, ou seja pessoas onde a convivencia é impossivel, assim e de forma a tornarem a sua vida melhor, planeiam a morte destes.



O argumento e original quer na sua ideia de base mas acima de tudo na concretização da mesma, também as personagens com todas as suas diferencias, funcionam bastante bem, quer do ponto de vista dos protagonistas, mas também em termos de vilões, que funcionam bem entre si, mas também isoladamente.



A realização não +e de excelencia, pese embora conste do filme, um ou outro pormenor bem trabalhado, mesmo assim e tendo em conta o resultado global do filme, não estamos nem de perto nem de longe no melhor do filme.



O cast tem como protagonistas três pessoas ligadas intimamente à comedia, principalmente no pequeno ecrã, que pese embora não sejam em termos de cast a mais valia do filme, funcionam quase sempre bem, principalmente em conjunto. COntudo todo o segredo fo filme está do outro lado, desde logo num Spacey de volta aos excelentes registos, num genero menos comum, Anisto mais sensual que nunca e um Farrel com uma vertente comica muito apurada. COntudo a melhor presença em termos de personagem e mesm0 a de Foxx, que demonstra que quer dramaticamente quer a nivel de comedia Jamie e um actor de peso, que nem sempre gere bem o emprego que tem






O melhor - A intensidade humoristica do filme






O pior - Algum exagero em situações circunstanciais






Avaliação - B

No comments: