Tuesday, August 02, 2011

Super 8


Starring: Kyle Chandler, Elle Fanning, Joel Courtney, Gabriel Basso, Noah Emmerich
Directed by: J.J. Abrams

Um filme reunir na produção Spilberg e no argumento e realização a mente que idealizou "LOST" concretamente JJ Abrams estamos perante um acontecimento cinematografico, ainda mais quando a transposição para o grande ecra do seu criador tinha sido tão satisfatoria quanto foi a de Abrams. Super 8 era assim um dos filmes grandes deste verão e um dos unicos a vir a partir do zero, ou seja nem uma sequela e muito menos uma ideia pre existente. Talvez por isso tenha de todos os filmes lançados pelos grandes estudios neste verão sido o filme que mais consenso reuniu à sua volta. Pese embora ter ganho neste terreno, em termos comerciais pese embora tenha obtidos grandes resultados nao conseguiu se intrometer na guerra principal, que de alguma forma com o facto de ser um filme a partir do zero já estaria colocado de lado.
Super 8 é antes de mais um filme completo em termos da capacidade de ser um filme de entertenimento, pois consegue juntar a si um belo numero de aspectos que todos estes filmes devem ter, desde logo personagens interessantes, densas, fortes emocionalmente e acima de tudo que combinam bem entre si. Por outro lado é um filme que consegue atingir todo o tipo de publico, desde o juvenil ao facto dos herois serem de palmo e meio, quer pelo mundo sci fi que se transforma e mais proximo dos adultos. Por outro lado tem efeitos especiais de eleiçao o que torna o filme grandioso, um aspecto importante principalmente no mundo comercial. e por fim e daqueles filmes que tem graça naturalmente com o sentido de humor a acabar por ser bem potencializado numa serie de persoangens.
Mais que um bom filme, Abrams consegue mesmo num estilo mais generalista efectuar filmes familiares para toda a gente, sem grande dose de originalidade mas que funciona na sua perfeiçao, o que o torna num dos nomes mais fortes do cinema actual.
O unico senao do filme e algum cliche de determinadas sequencias do filme, e alguma forma algo simplista com que acaba por resolver alguns dos dilemas do filme, que e dividido claramente em duas fazes, uma mais simplista e de cinema de melhor qualidade de guião, e uma outra onde exprimenta o que tem consigo em termos de efeitos que tornam o filme mais grandioso mas nao impressiona tanto narrativamente.
O filme fala de um grupo de jovens que enquanto filmam uma pelicula entre eles observam o despiste de um comboio, que precepita na cidade uma serie de acontecimentos inexplicaveis.
O argumento e muito bem criado principalmente em toda a ideologia que o filme tras, e pese embora nao seja muito creactivo com ideias novas, consegue potenciar quase ao maximo tudo o que tras consigo.
A capacidade de Abrams esconder o misterio, ou apenas o dar a algumas pessoas e algo absolutamente genial, e pese embora ha primeira vista a sua forma de realizar nao tenha nada de inovador, o facto de tudo contar para ele desde o centro da acçao ao contexto, e de trabalhar nisto de uma forma unica, faz com que seja uma marca de autor e um aviso a atençao dos espectadores.
Em termos de cast nao apostar em nenhuma figura de proa num filme a estrear na batalha de verao e no minimo arriscado, mas o filme nao se sente em nada disso, todas as escolhas infantis sao quase perfeitas, principalmente no duo protagonista, ja em adultos poderia entrar uma figura mais carismatica.

O melhor - A forma de filmar simples e completa de Abrams

O pior - O recurso a alguns truques feitos e demasiado conhecidos

Avaliação - B

No comments: