Monday, August 08, 2011

Prom



É sabido o entusiasmo que o "Prom" tem no imaginario da maior parte dos adolescentes dos EUA, e que isso é tratado de diversas formas na variedade de filmes de adolescentes que temos vindo a assistir desde sempre. Contudo se existe filme que se debruço sobre esta tematica, e mesmo este prom, com uma produção da Walt Disney o maximo possivel aproximado daquilo que se faz no Disney Chanel, os resultados foram medianos em todos os aspectos, não so em termos comerciais, onde ficou algo longe dos melhores resultados em comedias infanto juvenis, e criticamente onde foi o vulgar tipico de filmes deste género.



Prom é daqueles filmes que nos primeiros cinco minutos no dá tudo aquilo que sabemos que vamos ver, ou seja o esteriotipo esta bem vincado a cada momento do proprio filme, nao so em termos das personagens mas acima de tudo no desenvolvimento que estas mesmas personagens acabam por seguir. Mesmo assim tem algo que joga plenamente a seu favor, nunca podemos dizer que vamos ficar negativamente surpreendidos com aquilo que o filme nos vai dar, com todos os clichés que são importantes e são tipicos na generalidade de filmes deste género.



O grande senao do filme e que ao contrario de grande parte deste tipo de filme juvenil este filme e mais emocional do que propriamente divertido, conduzindo humor para segundo plano em deterimento daquilo que realmente se intressa que é o amor e a quimica entre personagens.



Debruçando se num tema tão especifico fica a ideia que o filme poderia ser mais vigoroso em promenores deste acontecimento sabendo sempre que na parte final, este acontecimento e tratado de igual forma com tantos outros que já foram efectuados.



O filme fala de uma jovem que tem em si o encargo de preparar o baile de finalistas, quando um acidente acontece e é obrigada a fazer tudo de novo apenas com a companhia de um mal comportado colega de escola que não tem qualquer motivação para o acontecimento.



O argumento tem muito pouco de surpreendente alias soa tanto a cliche que por diversas vezes o filme parece uma manta de retalhos de tudo o que já vimos e vivenciamos no genero, ou seja de novo o filme tem muito pouco, não so em termos de dialogo, mas acima de tudo na tipologia variada de personagens apresentados.



A realização tambem tem muito pouco de orignal, a espaços nota se a tentativa do realizador fazer algo novo ou diferente mas dilui-se sempre no mais comum, naquilo que naturalmente sai, que e grandes planos das personagens sem mais.



Em termos de cast muito pouco, ao nao apostar em qualquer tipo de figura de proa, nem tao pouco do pequeno ecra, e daqueles filmes que pouco ou nada de relevante tras naquilo que tem consigo, ou seja, muito pouco a registar.






O melhor - O espirito juvenil do filme






O pior - O cliche






Avaliação - C

No comments: