Monday, August 29, 2011

Friends with Benefits


Se existia expectativa relativamente a uma comedia romantica deste ano, ela residia neste pequeno filme, que reunia a atençao de ter dois actores da moda, e acima de tudo trazer consigo Will Gluck talvez o unico actual creactivo da comedia romantica tendo em atençao aquilo que conseguiu fazer com Easy A. Pois bem o resultado e bastante positivo em quase todos os niveis, contudo surpreendentemente este filme acabou por ter melhores resultados criticos, com avaliações principalmente positivas do que em termos comerciais onde não conseguiu mais do que ser razoavel.
Se Easy A podia ser um golpe de sorte, este Friends with Beneficts é a consagraçao de um genero que nem sempre e facil de ser passivel de deixar marca, e o certo é que este filme, tem a sua marca bem enraizada, pese embora na linha geral seja um filme igual a todos os outros em questao romantica todos os pormenores do filme o conduzem para um filme de primeira linha, desde logo na complexidade das personagens ao contrario da maioria destes filmes, nao se deixa conduzir por personagens sem dimensao, elas aqui sao vincadas trazem consigo diversas vertentes, o que permite que a quimica entre todas as personagens seja evidente mas acima de tudo que os dialogos e as situaçoes sejam mais inteligentes que a maioria das outras.
OUtro ponto positivo e a boa implementaçao de uma banda sonora actual, capaz de ela propria ser um elemento dinamico ao longo de todo o filme, bem como as cartas de visitas as duas cidades principais dos EUA vinculadas nas diferenças de personalidade entre elas.
Mais que uma comedia romantica e uma comedia de costume, inteligente, engraçada com facilidade de comunicar directamente com o espectador e isso torna-se num trunfo que conduz este filme, a prior simples num dos melhores filmes do presente ano.
A historia fala.nos de dois amigos que uma vez que se encontram sozinhos decidem manter relaçoes sexuais entre si sem compromisso, contudo com o passar do tempo a quimica começa a aparecer bem mais do que no fisico, sendo que tudo isto e acompanhado por inumeros condimentos narrativos de primeiro nivel.
Efectual um filme basico ou escrever as linhas orientadoras deste filme deve ter sido facilimo, contudo dotar o filme de personagens e dialogos e situaçoes paralelas como estas necessitam qualidade e o filme consegue ter isso consigo num grande argumento do genero pela forma como ele e completo.
Em termos de realizaçao Gluck deve ser o unico realizador que em duas comedias teve dois sucessos criticos num genero tao complicado como este, mais uma vez a realizaçao nao e o dominio mais forte pese embora desta vez denote-se mais cuidado em dar ao filme, mais imagem e estetica.
A prior olhar para esta dupla de protagonista nao deixava antever grandes coisas, mas o que é certo que ambos têm os papeis ate ao momento de uma vida, encaixando perfeitamente nos papeis e um no outro, num dos pares com mais quimica dos ultimos tempos, Kunis tem tudo para ser de topo em Hollywood talvez a mulher mais bonita do momento, tem consigo a simplicidade e acima de tudo uma capacidade de se mudar de papel para papel com uma intensidade pouco vista. E Timberlake tem sido a surpresa deste ano na capacidade de encaixar como poucos neste estilo, onde a sua descontraçao e um trunfo muito bem potenciado, falta perceber a sua capacidade em filmes mais pesados e em personagens mais variadas, mas nisto resulta como poucos.

O melhor - A qualidade natural da comedia em todos os aspectos.

O pior - Ser uma em cem

Avaliação - B+

No comments: