Saturday, August 20, 2011

Cowboys & Aliens


Para este verão existia um filme que alimentou a curiosidade em torno dos Blockbusters, esse filme era a nova experiencia de realizador de Favereau depois de Iron Man, contudo a historia tinha tanto de inovadora como de absurdo ao colocar lado a lado um western de cowboys com extra terrestre. Os primeiros resultados do filme não foram animadores com criticas muito divididas e acima de tudo muito medianas, o que não conseguiu impulsionar o filme, para grandes resultados comercias, tornando-o num fracasso relativo.
A primeira coisa que se pode dizer é que como todos pensavamos juntar no mesmo filme cowboys e extra terrestres não resulta, pese embora podemos pensar que dizer isto de uma forma generalista pode ser exagerado, o que é, porque o filme trás consigo outras deficiencias principalmente em termos de blockbusters que não o permite ir mais além na qualidade global do filme.
O primeiro ponto esta na embrulhada total que faz nas caracteristicas das personagens, de filme para filme,a mesma pessoa parece ter dupla personalidade iminente, e as mutaçoes ocorrem sem nada o conseguir conduzir para isso, o que torna o filme quase sempre pouco ligado entre si.
O segundo ponto que poderia estar melhor elaborado é a forma com que o filme nunca consegue trazer consigo pitada de humor, o que com o cast e mesmo a envolvencia que tras consigo podia de alguma forma encaixar bem neste modulo.
E por fim a intensidade do filme, se bem que existe momento de acçao pura, o certo e que o filme nunca é acompanhado pela intensidade emocional que o coloca noutro patamar de acçao e mesmo o filme noutro patamar de proximidade com o espectador.
Ou seja estamos perante um filme de grande estudio, muitas vezes pastoso, pouco creativo, e que apenas consegue dar duas horas de acçao, sem grande força interior consigo.
O filme fala de uma pequena cidade do Western dos estados unidos que vê a chegada do seu criminoso mais procurado com um objecto estranho no seu pulso, neste momento começam a ser atacados por extra terrestres, o que faz com que as diferentes forças da cidade se tenham de juntar.
O argumento e pobre não na ideia e no fio condutor do filme, mas na sua concretização, se por um lado as personagens secundarias ate estão bem montadas as principais deixam muito a desejar, e a introduçao de um elemento como o protagonizado por Wilde esta longe de ser um momento a louvar em termos de cinema.
A realizaçao de Favereau é conseguida, não fosse ele ja um expert em termos de realizaçao de grandes filmes, com muitos efeitos, contudo centra-se mais na espetacularidade dos mesmos, e neste caso da estranha simbiose do que propriamente na estetica do filme.
Em termos de cast muitos pontos parecem ser importantes abordar, desde logo Craig longe do melhor que ja vimos em outros filmes, sempre demasiado silencioso para quem tem o filme as suas costas, e conhecido o seu espirito de sofrimento, e mais uma vez ele é vincado, mas é so o que demonstra. Ford e Wilde encontram-se apenas presentes na imagem, sem nada a ser exigido aos papeis. E um despredicio ter Dano e acima de tudo Rockwell em papeis secundarios, sendo que o primeiro ainda tem consigo não do a melhor personagem enquanto ela permanece no filme, mas também acaba por ser aquele que mais brilha.

O melhor - A parte das guerras internas da cidade.

O pior - Se tornar pastoso acima de tudo pela falta de humor interno

Avaliação - C

No comments: