Wednesday, December 27, 2006


Happy Feet



Num ano estranhamente fraco para o grande estudio da Warner, poucos acreditariam depois de tantos floops sucessivos que outro destino podesse ocorrer a sua aposta de animação para o Natal, principalmente depois de o mesmo estudio ter-se espalhado ao comprido com o seu Ant Bully. Pois bem o cinema e imprevisivel e acabou por ser esta historia animada de pinguins a salvar um ano para esquecer deste estudio. por um lado porque se tornou imediatamente como o grande sucesso deste final de temporada, e por outro porque atraves de algum consenso critico, prefilou-se como um dos filmes favoritos a brilhar na categoria de melhor animaçãos nos diferentes prémios.

MAs o que esta por detras deste sucesso, desde logo a aposta forte no markting, numa premissa de maximo risco, e por outro lado a moda do tema dos pinguins imperadores, ja brilhantara o ano anterior como o mega documentario marcha dos pinguins, Por ultimo tambem o conjunto de mega estrelas a oferecerem vozes favoreceu a evolução comercial do filme.

COntudo estamos perante uma das obras mais oborrecidas que a animação criou este ano, com uma adaptação extremamente musical o filme desenrola-se a ritmo de cruzeiro, com poucos motivos de interesse, concentrando o valor numa serie de premissas morais fortes e que sustentam o filme tao mediatico.

A seu favor joga a imagem afectuosa dos pinguins que disfarça alguma frieza e linearidade das personagens do filme, onde apenas sobressai as personagens parentais.

A nivel de argumento esta longe do que de melhor se viu em animação, não se podendo considerar um filme infantil embora por vezes seja extremista nesta conotação, sendo ambiguo a definição do seu publico alvo.

A realização e metodos produtivos, demonstram uma aposta forma e inovadora, com imagens revolucionarias e que muitas vezes surpreendem o proprio espectador, ao qual nao sera desconectado a experiencia do realizador em conciliar animaçao e imagens reais.

O cast de voz e apesar das personagens serem algo irritantes as vozes encaixam na prefeiçao, nos tb irritantes Wood e Murphy, sendo as outras vozes apenas adereços no filme.

Enfim a versao animada para aqueles que adoraram o deocumentario Marcha do Imperador.


O melhor - O primor tecnico do filme, evolução e talvez revoluçao no genero.


O pior - O filme e extremamente lento e o argumento desinteressante


Avaliação - C+

No comments: