Friday, December 01, 2006


The Queen

Starring:
Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Sylvia Syms, Helen McCrory
Directed by:
Stephen Frears

Assim como aconteceu com o episódio do 11 de Setembro, também os ingleses quiseram destacar o seu momento mais marcante dos ultimos anos para lançar um filme, neste caso a morte da princesa Diana, capaz de revolucionar os sentimentos de um pais inteiro, e obrigar a uma reflexão politica nesse mesmo pais. Sendo que The Queen retrata esse facto, ou seja os episodios sentimentais e politicos da familia real na reacção a morte da princesa Diana. Para isso nada melhor do que um dos autores mais conceituados do Reino Unido Frears, e uma caracterização fisica impressionante de Hellen Mirren resultando numa clonagem quase perfeita da Rainha de Inglaterra.
O filme tem sido glorificado pela critica por todo mundo, sendo mesmo considerado por grande parte dos especialistas como um candidato serios aos diferentes galardões a ser atribuido no final deste ano. Para este aspecto tem contribuido a junção de uma parte de ficção, com um conjunto d noticias documentais retiradas dos arquivos de diferentes agencias noticiosas.
Outro ponto positivo do filme e forma com que o filme se torna imparcial, não tomando posição, tendo a maturidade de dar pontos positivos e negativos, dos diferentes lado, permitindo uma reflexão racional e comedida ao maximo.
COntudo parece-nos um filme pouco objectivo, quase documental, que de alguma forma poderia ser o objectivo do realizador que mas que retira algum interesse e emoção de um filme que facilmente apela a mais coração.
O argumento apesar de estar a ser extremamente aplaudido nos diversos festivais parece-me algo simplista sem grandes controversias, optando por se refugiar no mais factual possivel, observando-se a notoria preocupação em fugir a polemicas gratuiras.
A realização é bem conseguida, apesar de arriscar pouco em mecanismos produtivos, podendo o filme ser bastante mais grandioso do que realmente acaba por ser utilizando imagens reais de forma a contornar possiveis exigencias de produção.
O cast, parece-nos escolhido de uma forma correcta, valorizando a forte imagem fisica de personalidades tão celebres, sendo assustadora a presença fisica de Mirren, muito proxima da Rainha Elisabete. A nivel intrepretativo e salvaguardando que Mirren enche por completo o ecrã, nao me parece o papel tao exigente como o mencionado pela imprensa. De referir que a nivel se secundarios as semelhanças fisicas tb elas estao bastante presentes.
Enfim um filme que apela para a reflexão critica de uma politica interna que de alguma forma pode nem ser sempre tão interessante as outras pessoas

O melhor - A capacidade sempre dificil do filme nao tomar posição num tema tão emotivo

O pior - A baixa ambição do filme, feito de uma forma muito simplista, talvez se soubessem o sucesso que o filme se iria tornar teriamos imagens mais fortes

Avaliação - B-

No comments: