Sunday, December 10, 2006


Little Miss Sunshine



Todos uns anos, sai um filme independente que se torna rapidamente um sucesso brutal quer da critica quer dos espectadores, este ano esse filme foi sem duvida este Litle Miss SUnshine, estreado e aclamado no festival de sundance, o filme aos poucos foi conquistando uma critica fluente, e acima de tudo os espectadores, sendo um dos filmes mais rentaveis deste ano, tendo rendido perto de 100 milhoes de euros em todo o mundo.

O certo e que a aclamação do filme atingiu tal ponto que aparece nos primeiros lugares das apostas para os premios do ano, principalmente nas categorias de interpretação e argumento.

Sem duvida que estamos perante o esterioripo de filme independente com poucos recursos, com um argumento original e ao mesmo tempo revolucionario, sublinhando a relação entre as personagens, simplista ao maximo. COntudo nao podemos dizer que se trata de um filme sem objectivos, ja que o cast contem figuras de primeira linha do cinema actual, que de alguma forma asseguravam alguma visibilidade ao filme e que resultou na plenitude.

O filme fa-la nos sobre uma familia de fracassados que busca aos poucos o sucesso, numa viagem ate um concurso de beleza, as personagens tem todas elas conflitos internos fortes, que acabam por traduzir conflitos entre elas proprias, e neste ponto o filme resulta de uma forma brilhante, na moratoria que assume na lição que nos oferece, e na originalidade como transmite, sendo um dos titulos mais singulares do ano. Contudo parece-nos que o filme acaba por cedo encontrar a formula do sucesso acabando por pouco ou nada fazer mais do que a por em funcionamento ate ao final do filme. E dificil tambem obter um genero para este filme se por um lado assume-se como comedia, por outro lado mais parece a frio um drama familiar com uma intensidade emocional forte.

O agrumento do filme, e sem sombra de duvidas o ponto mais rico do filme, e um dos melhores argumentos concentrando audacia e originalidade, num ano algo monotono a este nivel.

A realização quase ou nada e avaliada, limitando-se a filmar de uma forma tradicional nos circuitos mais indies, onde imperam por vezes os aspectos sonoros do mesmo, utilizando por vezes em demasia os esteriotipos comuns do genero,.

Outro ponto forte do filme acaba por ser o cast e se os elementos de primeira linha acabam por nao ser brilhantes como Collette e Carrel, e acima de tudo o sempre igual Kennera, os pontos altos do filme vão para os actores mais jovens, principalmente para o adolescente problematico Paul Dano, apesar dos louvores tarem a se concentrdos na jovenzitoa Breslin.

Enfim um dos filmes, mais aperciados do ano, que apesar de ser um bom filme, aproveitou o facto de ser um ano fraco do ponto de vista cinematografico para brilhar a longo prazo


O melhor - O argumento algo refrescante nesta altura do ano


O pior - Ser um filme demasiado introspectivo, por vezes a qualidade nao salta tão a vista.


Avaliação - B

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