Monday, December 04, 2006


Borat : Cultural Learnings of America for make Glorious Nation of Kasakistan

Starring:
Sacha Baron Cohen, Kenneth Davitian, Luenell , Pamela Anderson, Pat Haggerty
Directed by:
Larry Charles

Pois bem se existe um fenomeno que certamente ira entrar para a historia deste ano cinematografico, esse fenomeno chama-se Borat, o peculiar jornalista Kasak que viaja ate aos Estados Unidos onde nos oferece um dos filmes mais aclamados do ano quer pelo o publico e surpreendentemente por uma critica que se rende a um humor politicamente incorrecto, sexista, xenofobo e racista.
Sacha que ja tentara a sua sorte com Ali G, sem sucesso, desistiu desta personagem em deterimento deste Borat, muito mais actual no humor com capacidade de conseguir chocar e fazer rir as pessoas numa mistura sob o ponto de vista de documentario na primeira pessoa que por ser tão arriscado tende a cair rapidamente numa obra de culto.
O filme é extremamente engraçado com um humor cru, poucas vezes inteligente, caindo na piada facil, e inconsciente que muitas vezes se fazem mas poucas vezes se tornam publicas e este e o grande segredo do filme, fazer humor com aquilo que todos fazemos mas nao temos coragem de assumir, e e neste ponto que Sacha brilha neste filme pela coragem.
O filme esta longe de ter um bom argumento limitando-se a gags de situações sem ligação entre si. O humor apesar de presente e muito bem conseguido, torna-se por vezes demasiado previsivel, e mesmo disparatado, sendo poucas vezes inteligente. Joga a favor do filme uma critica social mascarada, a um pensamento que por vezes existe nos americanos relativos ao que nao conhecem, parecendo que Sacha quer satirizar essa mesma visao recorrendo ao exagero profundo.
Podemos dizer que o filme acerta nos objectivos principais a que se propoe, parecendo apenas falhar em alguma falta de inteligencia do humor e a previsibilidade tipica deste filme.
O argumento se é que existe centra-se acima de tudo nos momentos de humor, nao tendo preocupações com a coerencia e ritmo, ja que este esta assegurado pelas gargalhadas. E dificil deste ponto de vista considerar esta obra com o filme, ja que me parece muito mais um show de humor liderado pela peculiar personagem
A realização sob o ponto de vista documentario, da um realismo interessante ao filme, levando as pessoas a pensar que o filme poderia ser uma especie de apanhados por parte do borat aos outros intrevenientes do filme.
O cast roda totalmente a volta de Borat, sendo tudo o resto acessorio e é logicamente na personagem que reside todo o interesse do filme, Sacha como criador da personagem assenta como uma luva, movendo-se como quer no papel. Sera exagerado pensar em premios para o actor, mas a euforia em volta do filme pode surpreender positivamente neste aspecto.
Enfim o filme boom do ano, que torna visivel o lado lunar humoristico de todos nos

O melhor - A coragem humoristica do filme, atraves de uma personagem para a eternidade

O pior - As piadas entrarem em ciclo, o que torna que estas se tornem menos eficazes com o prolongar do filme, nao fazendo o refresh necessario com o prolongar do timming do filme

Avaliação - B

No comments: