Monday, October 30, 2006


Gridiron Gang

Starring:
Dwayne 'The Rock' Johnson, Kevin Dunn, Xzibit , Kevin Dunn, Leon Rippy
Directed by:
Phil Joanou

Confesso que ja estou um pouquinho farto de filmes sobre futebol americano, se bem que poucos cheguem entre nos de uma forma bem publicitada, parece que eles nascem em geração espontanea, mudando apenas o contexto em que o filme surge.
Pois bem desta vez vamos para uma casa de correção onde um apaixonado treinador tenta recuparar socialmente alguns jovens oferecendo-lhes algo a que se ligar neste caso o futebol americano, depois o comum neste tipo de filmes, as disputas entre membros da equipa, a frustação e a vitoria final, a moratoria social do filme acaba por ser interessante contudo parece-nos que o exagero sentimental do filme retira muito realismo a um filme que trata delinquentes de uma forma romantica.
O filme acabou por ser razoavelmente recebido por publico e critica sendo o comum neste tipo de filmes.
A sua duração torna muitas vezes o filme aborrecido, os cliches constantes a cada passagem do filme tb nada abonam a favor do titulo que tem quase todos os pontos negativos no facto de se servir de modelo a muitos jovens.
O facto de se centrar em grande parte na comunidade afro americana, parece-nos diminuir o grau de incidencia de um filme a partida pedagogico.
O argumento do filme e algo aborrecido e acima de tudo pouco original mesmo salvaguardando algum valor social que possa ter.
A realização é algo confusa, nao arriscando quase nada nas sempre dificeis cenas de futebol, limitando a filmar de uma forma estatica as personagens, retirando ritmo a um filme que ressente-se sempre desse defice.
Por fim observamos um cast um pouco deficitario em qualidade, tentando The Rock assumir papeis algo fora do heroi de acção, mas que se parecem mais enquadrados nas suas limitadas capacidades.
Enfim mais um filme sobre um grupo de jovens problematicos que encontram solução num desporto e num treinador que acredita neles

O melhor - A pedagogia inerente ao filme, o desporto pode ser a resiliencia de problemas anti sociais

O pior - A pouca originalidade do filme assume contornos gritantes neste filme

Avaliação - C

No comments: