Friday, October 06, 2006


Thank You for Smoking

Starring:
Aaron Eckhart, Maria Bello, Cameron Bright, Adam Brody, Sam Elliott
Directed by:
Jason Reitman

O ano passado em Saudance existiu um filme que ficou nas bocas do mundo pelo simples facto de ter surgido o rumor de que Cruise teria impedido a produtora de colocar no ar uma cena de sexo implicito da sua esposa Katie Holmes, contudo esse filme aproveitando um bocadinho essa publicidade tornou-se num dos objectos independentes de maior sucesso deste ano, aliando a uma boa receita de bilheteira um bom resultado critico.
E este filme é sem duvida um dos filmes mais refrescantes e bem feitos do ano, num ano onde as satiras sociais têm estado em destaque depois dos excelentes American Dreamz e mesmo de Art School Confidential, surge agora este Thank You for Smoking.
O filmé conta a historia do relações publicas de um centro de estudos do tabaco, que tem como missao defender o uso do tabaco, com a sua capacidade verbal, tentando persuadir todos os que lutam contra este mal. Utilizando a sua excelente oratoria. O filme acaba por ser um reflexo de personagem, utilizando os argumentos de uma forma tão discreta e disfarçada que acabamos por achar os defensores do tabaco como os bons da fita, assim como o proprio personagem no filme. A acrescentar a tudo isto e de salientar a excelenta originalidade na forma apresentada do filme recorrendo a pequenos truques e ideias refrescantes que dão um toque especial de qualidade ao filme. Aos poucos vamos sendo seduzidos para um filme que nos leva para caminhos desconhecidos. O risco do filme e imenso não sendo alheio a grande dose de polemica, nao defendesse ele o indefensavel, contudo rapidamente se torna num filme com grande imperativo moral com criticas e retratos sociais esteriotipados que criticam quase todos os pontos politicos e sociais da actualidade.
O argumento e extremamente maduro e original, conjugando uma comedia com uma satira inteligente em diversas direcções, utilizando uma hironia e um cinismo surpreendente. Apenas nos parece que o filme acaba por adormecer em certas alturas nao mantendo um ritmo constante por todo o filme.
A realização e extremamente surpreendente e arriscada demonstrando que ainda existem realizadores dispostos a marcar a autoria dos seus filmes sem medo do risco.
O cast apesar de não ter nenhum grande nome de Hollywood, talvez com excepção de Robert Duvall, esta recheado de actores mediaticos, onde se ressalva a excelente e surpreendente prestação de um Aaron Eckhart que carrega na sua personagem um peso muito elevado ja que o sucesso do filme dependia em muito do seu complicado registo, contudo o actor safou-se com distinção demosntrando que é muito mais do que um tapa buracos em filmes de acção. Também William H Macy, nos mostra a sua grande capacidade interpretativa sendo que todo o elenco acaba por ser razoavel-
Enfim uma das satiras, sob forma de comedia mais orginais e um dos titulos mais marcante ate a date neste ano.

O melhor: A originalidade da forma de fazer comedia que o filme introduz.

O pior: Em certas alturas o filme adormece , o que corta o ritmo, por vezes demasiado acelarado


Avaliação - B+

No comments: