Saturday, October 21, 2006
The Notorious Bettie Page
Starring:
Gretchen Mol, Lili Taylor, David Strathairn, Jonathan M. Woodward, Cara Seymour
Directed by:
Mary Harron
Confesso que as minhas expectativas relativamente a este filme eram talvez demasiado elevadas, por um lado porque me parecia um tema interessante, por outro porque Harron fez de American Psyco um dos filmes mais brilhantes do cinema contemporaneo, onde mostrou originalidade, poder de risco e uma condução de actores brilhantes. Dai que aguardava impacientemente o novo filme da realizadora para preceber, se estariamos perante o renascimento de mais uma autora de culto, ou foi um golpe de sorte. Pois bem depois de ver este filme, a segunda parece-me aquela que melhor podera justificar um titulo tão forte como o Psicopata Americano, ja que este Biopic sobre Bettie Page, perde quase todos os pontos fortes que a autora tinha demonstrado no titulo anterior. Por um lado a originalidade limita-se a algum balanço de cores e alguma indefenição temporal, sendo que se por um lado a primeira acaba por ser positiva para o filme, a segunda apenas serve para confundir o espetador. O risco do filme quase não se nota, talvez apenas no tema, de si com alguma dose de polemica mas que se dilui facilmente na monotonia tipica dos biopics que o filme adopta. Apenas parece-nos que a boa direção de actores se mantém, ja que Mol caracteriza bastante bem Page, contudo também neste prisma parece-nos que algumas das ondas levantadas pelos americanos assumindo a interpretaçao como das melhores do ano, nos parecem claramente exageradas neste particular.
Assim estamos perante um biopic tipico, decidido a dar um pouco mais da historia e os dilemas de Bettie Page, sendo por vezes interrompidos por algumas questões politicas e legais que precorreram a carreira da primeira pin up, que nos parecem descontextualizadas do filme. Existe tambem uma falta de concordancia entre o tipo de filme que estava planeado fazer, e o que sai, por um lado parece-nos que Harron quisesse ter um toque de comedia ligeira no filme, acabando por sair um drama pastoso.
Estes senão devem-se em grande parte a um argumento pobre em conteudo, limitando-se em prelongar alguns aspetos da vida de Page, a ritmo desacelarado e sem grandes preocupações, e que vai sucessivamente desvalorizando um titulo ja de si pouco valioso.
A realização de Harron demonstra toques de classe, e que podem ser bastante mais valorizados se forem unidos a um guiao bem constroido e que pode mais rapidamente conduzir a reconhecimento previsto mas frustrado com este titulo
E por fim de referir um cast, recheado de actores de 2 plano, onde nos parece que a aposta na quase desconhecida Mol e muito bem conseguida e o principal ganho do filme, todos os outros actores acabam por cumprir. De referir a curiosidade de Strathairn voltar ao cinema apos a nomeaçao por Good Night and Good Luck, num registo muito similar, se bem que longe da profundidade assumida
Enfim mais um biopic pastoso, e que vem reduzir as expectativas em torno de Marry "Psyco" Harron
O melhor - A partinha de cores com preto e branco, extremamente pretinente e capaz de subir o nivel qualitativo do filme
O Pior - Um argumento porbre e sem graça num filme que podia ter graça por ele proprio
Avaliação - C
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