Sunday, March 12, 2006


Casanova

Starring:
Heath Ledger, Sienna Miller, Jeremy Irons, Lena Olin, Oliver Platt
Directed by:
Lasse Hallstrom

Há histórias que rapidamente se tornam lendas no universo mitológico da cultura Universal, sendo que o imaginário dos sedutores do mundo idolteram Giacomo Casanova. Assim um dos realizadores mais académicos e premiados de Hollywood (Lasse Hallstrom premiado por Chocolate, e Regras de Casa) decidiu dedicar um segundo filme deste ano (depois do grande fiasco que foi uma Vida Inacabada) a uma adaptação suave da história do mito Casanova.
Pois bem a ambição deste filme é muito curta, não é mais do que um argumento simplista, baseado numa serie de situações bem humoradas, e personagens pouco caracterizadas.
A caracterização espacial do filme é bastante bem conseguida, dando grande enfase a uma veneza cheia de espaço de grande romantismo, contudo nunca este é aproveitado, já que os acontecimentos vão surgindo a um ritmo de cruzeiro, e com situações que por diversas vezes entram num ambito demasiado ridiculo, para um filme com assumidas manifetações aos prémios, desiludindo neste aspecto já que para os principios do filme, estamos perante uma obra demasiado simplista e pouco original, caindo por diversas vezes em sequencias marcadamente previsiveis e pouco cativantes.
Ganha grande relevo o climax final do filme que acaba por salvar em parte o registo do filme transformando uma obra de tonalidade mediocre em algo mais valioso mas incapaz de ultrapassar a mediania de outras obras.
O argumento e realização nada trazem de novo para o cinema de epoca, enquanto que o cast parece-me claramente mal escolhodo sendo que heath volta ao registos vulgares do passado, ignorando os registos mais bem conseguidos efectuados durante 2005 (Brockeback mountain, Brothers Grim). Tambem Irons já teve melhores dias, demonstrando uma clara baixa de forma, visivel na seleção de papéis durante os ultimos anos. Salva-se Oliver Platt capaz dos melhores momentos do filme oferencedo o teor de humor que tanto o caracteriza.

O Melhor. Sem sombra de duvida os ultimos 5 minutos de filem

O Pior. Por vezes surpreende por tão basico e previsivél que se torna. O tom demasiado familiar que o filme adopta acaba por frustar as expectativas de quem esperava algo mais singular e historico.

Avaliação C

No comments: