Saturday, March 04, 2006


Capote

Starring:
Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr, Chris Cooper, Bruce Greenwood
Directed by:
Bennett Miller

Existe papeis que pela sua força se tornam autenticos exemplos de como actuar. Sem qualquer tipo de duvida o desempenho de Hoffman neste filme vai ser recordado durante anos e anos como um dos melhores das ultimas decadas, oferecendo momentos de autentico festival de interpretação, conduzindo sobre os seus tiques e inquietações um filme, concluindo mesmo com a nomeação do filme para a categoria maior dos oscares da academia!!!
Mas é o filme mais que a interpretação, seria injusto dizer o contrário, mesmo que o filme ficará sempre na retina pelo desempenho do seu actor e não pela realização, argumento, nem o filme em si, que mais não é do que um biopic original, sobre um dos maiores escritores da america, mais concretamente o percurso para a realização de uma das suas obras mais conhecidas, com as vantagens e desvantagens que sobressaem deste facto.
Numa analise fria parece-me claramente exagerado a coerencia critica em relação a este filme, o que me coloca algumas questões, onde é que estaria o filme sem a interpetação, é assim tão diferente (com a excepção de se tratar de truman capote) do genero! Talvez não, mas isso será sempre relativizado pelo facto de estarmos perante um realizador na sua primeira obra, e pela prestação de Hoffman.
No competo geral estamos perante um filme justo, mas que parte à partida como o parente pobre dos vertices nomeados para o Oscar, sendo o mais que justo oscar ao actor um prémio de consulação de um filme que certamente nunca esperou chegar tão longe!!!

O melhor: Hoffman para o OSCAR

O Pior: Apesar de tudo esperava muito mais de um filme tão consensual, aquela personagem merecia um filme mais apaixonante!!!

Avaliação B-

2 comments:

Gustavo H.R. said...

Uma performance que faz um filme. Hoffman entrará para os anais da história do cinema com tal interpretação.

E vai vencer o Oscar hoje.

Cumps.

Pedro Serra said...

Penso basicamente o mesmo. O filme é "só" Hoffman e não vai muito mais longe.
Um abraço.

pipocarasca.blogspot.com