Saturday, November 23, 2024

Absolution

 Numa altura em que Liam Neeson anunciou o abandono dos seus filmes de terror começam a surgir os seus ultimos produtos no genero, em colaborações muito particulares que foi fazendo com realizadores especificos. Este e um desses projetos, estreado de forma silenciosa, longe da azafama inicial com criticas medianas, mas acima de tudo com resultados de bilheteira cada vez mais pequenos e que certamente ajudaram o veterano ator na sua escolha.

Sobre o filme podemos dizer que com o passar do tempo e essencialmente quando os projetos começaram a ganhar menos nas bilheteiras os projetos e a dimensão dos mesmos foi ficando cada vez menor, bem como o grau de açao, em face de termos tambem um Neeson mais envelhecido. Aqui temos o tipico filme do veterano desligado, cheio de cliches, onde apenas os golpes secos do ator dao alguma ligaçao ao que ele foi fazendo nos ultimos anos.

A forma como o filme abandona um pouco as sequencias de combate por si so e tenta ser mais emotivo, acaba por ser uma escolha que torna o filme mais narrativo sem que isso seja propriamente um elogio, ja que e um filme previsivel, com os cliches emocionais da redenção onde apenas a imprevisibilidade de atuaçao do protagonista acaba por ter alguns pontos de suspense.

Ou seja um filme mediocre muito na onda do que Neeson tem feito neste segundo momento depois da açao de combate, onde as personagens parecem agora vivenciar as marcas dessa vida com alguns laivos da mesma. Falta ao filme chama, personagem e mesmo produçao num daqueles projetos que se vai diluir na filmiografia do mesmo, vasta e com poucos elementos diferenciadores.

O filme fala de um gangster marcado pela forma como sempre trabalhou para um organizaçao criminosa, que descobrindo uma doença terminal tenta ir recuperar algum tempo com a sua familia, enquanto a propria memoria o começa a atraiçoar.

O argumento do filme e previsivel em quase todas as decisoes que quer ter, principalmente no que articula na redenção. Nao e um filme de grandes dialogos, querendo acima de tudo mostrar os problemas de ajustamento da personagem na dificuldade. UM filme previsivel.

Na realizaçao Petter Moland foi um dos ultimos realizadores de açao de segundo plano a dedicar esta parte da carreira em filmes de Liam Neeson, um genero proprio, que nao e propriamente muito apetrechado do ponto de vista de produçao, sendo que este tambem nada nos tras a esse respeito. Tenta ter alguma ambiçao nas sequencias de sonho, mas as mesmas nem sempre sao bem potenciadas.

Neeson foi um ator razoavel que perdeu quinze anos numa quantidade inacreditavel de filmes iguais, pouco ou nada relevantes que quase o deixou sem ser ator para ser apenas alguem que combatia bem. Aqui temos alguns momentos em que vai buscar o nivel dramatico do ator, mas sem grande sucesso, num filme a solo, como a maioria do que fez.


O melhor - Nao termos apenas o filme basico de açao

O pior - Os outros elementos nao conseguirem ser significantes para tirar o filme do grupo


Avaliação - C-

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