Friday, August 23, 2024

The Instigators

 Num ano em que estranhamente a Apple e o seu serviço de streaming tinha estado bastante parada, principalmente tendo em conta as suas apostas de final de ano, eis que finalmente saiu um projeto diretamente lançado na aplicação, com um super elenco e um realizador de blockbusters que colocou muita gente a questionar o porque de tal estrategia de lançamento. Comercialmente a Apple tem tido bastante dificuldades mesmo com filmes mais impactantes e criticamente o filme não teve a pujança para ser uma ancora, dai que provavelmente este sera um tesouro perdido para muitos.

Mas vamos ao filme e podemos começar por dizer que pese embora tenha uma intriga algo frouxa, de um jogo do rato e de muitos gatos numa dupla de bandidos pouco competente, o filme funciona e muito no lado humoristico no paralelismo dos dialogos e no insolito de muitos momentos onde vem ao de cima a qualidade interpretativa da dupla de protagonistas em qualquer momento e a forma como a mesma funciona humoristicamente no estilo que o filme quer ter, que nos leva para alguns bons momentos de arma mortifero ou ainda mais recentemente para Kiss Kiss Bang Bang.

Claro que podiamos dizer que a intriga que rege todo o filme poderia ser mais coerente, mais trabalhada, que poderiamos ate ter mais a açao de Liman para alem da sequencia da presseguição automovel, mas isso de calhar nao daria espaço onde o filme melhor funciona que são as interaçoes da dupla de personagens e os seus dialogos em todos os momentos, percebe-se que Casey esta muito familiarizado com o estilo, ainda para mais porque e o argumentista do filme, e isso leva-o para um maior destaque onde o filme funciona.

Enfim um filme bem disposto, com um humor muito bem trabalhado, num filme de ação com muitas personagens e um elenco impressionante, que abandona muitas delas porque o filme nao quer ser propriamente coeso nem uma obra de referência de açao, funcionando muito melhor como comedia de equipa onde não me recordo recentemente de um filme conseguir despertar tantos sorrisos.

A historia segue um golpe a um presidente da camara que e levado a cabo por dois inexperientes, em que tudo corre mal e tem de começar a fugir das retaliações do feito, contudo os diferentes aspetos da personalidade conduz a aventuras unicas em casa um dos momentos da fuga.

E no argumento que reside o que de melhor o filme tem que e o humor baseado inteiramente num dialogo fluido em personagens muito bem definidas nos seus objetivos que tem o dom de provocar gargalhadas e isso nem sempre e facil, principalmente no que diz respeito ao humor unicamente baseado na conversa. A intriga e mais frouxa e isso faz o filme ser ligeiramente menor.

Liman e um realizador de grandes produçoes que nos ultimos tempos se tem dedicado ao streaming depois de ja ter estado no remake de Profissao Duro para a Prime. Aqui esconde-se um pouco do filme, deixando o argumento fluir para aparecer numa sequencia bem filmada, que dá ao filme essa maior dimensão. Sem a pressão da bilheteira parece estar a tornar-se num realizador mais rebelde.

No cast a dupla de protagonistas funciona, e principalmente funciona em conjunto nao fosse uma dupla rotinada com uma excelente relaçao fora da tela. O filme e mais pensado no estilo de Affleck mais solto que o habitual, mas Damon é perfeito no papel que lhe é dado, isto sempre na exigencia humoristica. No grande lote de secundarios acaba por ser Hong Chau a que consegue ganhar algum espaço a dupla de protagonistas


O melhor - O humor

O pior - Poder ser um filme sem grande pertensão em face do elenco.


Avaliação - B





No comments: