Tuesday, August 27, 2024

Longlegs

 Existem fenomenos comerciais de conceito dificeis de explicar, mas que rapidamente levam a que projetos humildes tenham uma dimensão muito maior do que a expetativa inicial e se tornem casos fortes, principalmente em termos de mediatismo. Isso foi o que aconteceu neste Thriller policial, quase de horror claramente serie B, que começou a chamar a atenção pela excelente receção critica, entusiasta principalmente na construção de Cage. O filme conseguiu assim ter um maior impacto comercial que se traduziu em resultados significativos de bilheteira principalmente tendo em conta que se trata de um filme produzido como serie B.

Sobre o filme, podemos dizer que a expetetiva pode, quando muito elevada contrariar muito o impacto que o filme tem no espetador, e isso acontece neste filme. Quando ficamos semanas a ler que se trata de um filme proximo de silencio dos inocentes, que é uma pedro no charco do terror psicologico, pensamos obviamente que o filme nos vai dar muito mais do que acaba por dar. E obvio que o filme e impactante, principalmente esteticamente onde todas as imagens e caracterizaçao e pensada para o impacto maximo e nisso o filme muito funcional.

Todos poderemos achar cool, ainda que exagerado todos os maneirismos de um Cage que aproveitou esta fase da carreira para arriscar em tudo, e que os entusiastas do autor possam ficar surpreendidos com o risco deste serial Killer. O horror estetico e suspense do filme sao uma constante ao longo de todo o filme e funcionam, mas tudo tem um mas.

E esse mas e claramente a historia, o filme sendo slow burn, onde ficamos mais inquietos com a falta de definição da personagem central do que propriamente pelo assassinato, o qual e descrito de forma confusa, acaba por ser confusa na sua articulação, e o seu final algo demasiado metafisico e transcendente quando um vilao desta natureza poderia merecer algo mais simples, e mais carnal. As opçoes narrativas do filme, no desenlace estao longe de serem as mais fortes 

A historia segue uma jovem agente no FBI cuja intuição e valorizada e encaminhada para a investigação de um serial Killer de primeiro nivel que a leva a avançar na investigação, sendo dificil perceber o porque. QUanto mais proxima se torna dele, mais detalhes a mesma percebe sobre si mesma.

O argumento do filme cria o suspense bem na forma como se esconde na primeira fase, mas as escolhas para a resolução de tudo nem sempre são as melhores. Confusa, com respostas por dar, com muitos aspetos abertos, parece sempre andar um pouco a deriva do que realmente queria ser.

A realizaçao de Perkins funciona plenamento no horror, todas as imagens querem ter impacto e criar panico ao espetador e isso e conseguido em quase toda a dimensao do filme, o que nao e facil para um realizador quase desconhecido. E um dos valores emergentes do terror e este filme tornara uma figura a seguir. Com melhores argumentos o seu impacto visual pode sair mais valorizado.

No cast Monroe transmite o panico ao longo de todo o filme, embora as suas expressoes sejam sempre demasiado semelhantes, mas o filme exige essa permanencia. Junto a si Cage teve os maiores elogios, num papel aberto, muito caracterizado de risco, mas que e facil agradas. Alguns bons apontamentos na dimensao de intensidade de Witt algo separada do grande ecra nos ultimos anos.


O melhor  - O nivel estetico do filme

O pior - A concretização do argumento na sua fase final


Avaliação - C+

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