Saturday, March 12, 2022

Turning Red

 Nos ultimos tempos e principalmente com a chegada da Disney + temos assistido a uma Pixar muito mais movimentada, com mais filmes e isso fará certamente que o resultado de algum deles fique em termos de qualidade menor. Este filme, que acabou por ser mais uma aposta da aplicação resultou novamente na critico, algo que ninguem como a Pixar sabe fazer tão bem. COmercialmente aguarda-se mais feedback da aplicação.

SObre o filme desde logo podemos dizer que o tema escolhido acaba por ser dos menos infantis que vi a Pixar escolher ao tentar entrar na mente de uma adolescente de 13 anos, na sua adolescencia pura e mesmo nas suas alterações do corpo. E nisso o filme tem algumas valencias em que funciona principalmente na forma como liga bem a personagem ao grupo de amigos e cria o conflito no contexto familiar. Nisso o filme e realista e competente..

Acaba por ser na sua vertente mais mitologica e fantasiosa que o filme funciona pior, torna-se confuso, algo desligado e o valor moral do filme vai-se esbatendo sem o impacto que normalmente esta questão tem de uma forma muito assumida nos filmes da Pixar, fica mesmo a ideia que com a passagem do tempo do filme este vai perdendo alguma orientação de onde quer chegar de forma a ter alguns detalhes comerciais onde penso que a pixar se sente menos confortavel.

Por tudo isto um claro filme menos da Pixar, um filme que quer tocar em assuntos da adolescencia com a abordagem da animação infantil que não conjuga e acaba por perder o foco no seu publico alvo, ficando a ideia que e demasiado complicado e mesmo sem graça para os mais pequenos mas que ao tocar em alguns temas deveria nao infatilizar tanto no formato da fantasia.

A historia segue uma pre adolescente com os gostos tipicos de uma menina da idade dela mas inserida numa familia com uma mae rigorosa e tradicionalista que vai tudo complicar quando percebe que existe tradiçao da sua familia de a faz transformar num panda vermelho quando dominada pelas emoçoes.

O argumento e ambicioso nos temas que quer tocar, o que torna todo o procedimento de execução dificil e o filme sofre em encontrar o balanço correto entre temas e estilo o que nem sempre consegue. A nivel moral tem impacto mas ja vimos a Pixar a fazer tudo muito melhor.

Na realizaçao do projeto Shi tem a sua primeira longa metragem depois do sucesso e os premios conseguidos na curta Bao. Tem um trabalho simples, sem grande inovação tecnica mas apostada em trazer alguns conceitos da cultura oriental para o filme o que faz bem principalmente porque e a origem da mesma. Parece sempre um filme demasiado feminino.

No cast de vozes tendo em conta que vi o filme com dobragem portuguesa apenas posso dizer que tudo corre com normalidade.


O melhor  - A entrada da adolescencia e dos seus conflitos na animaçao.

O pior - O filme nem sempre consegue conciliar os estilos


Avaliação - C+



No comments: