Saturday, March 12, 2022

Redeeming Love

 Janeiro é sempre um mês algo estranho em termos de apostas dos grandes estudios, dai que a estreia deste drama de epoca sob o estilo romantico foi uma das surpresas ao ser lançado em estreia expandida mesmo sem grandes protagonistas tentando fazer prevalecer o facto de ser uma adaptação de estudio de um livro de sucesso. Como muitas outras adaptações literárias em termos de critica o filme falhou rotundamente com avaliações muito negativas. Comercialmente o filme também esteve longe de grandes resultados nao aproveitando o mediatismo que livro poderia ter.

Sobre o filme podemos dizer que é uma historia intensa de drama, sobre um tema que muitas vezes ninguem entra concretamente as dinamicas da prostituição e as pessoas por trás daquela prática. Nisso o filme é ambicioso, por vezes pesado em algumas escolhas narrativas que faz, que não foge a elas como a violação ou mesmo a pedofilia associada. COntudo o filme tem um grande problema e que para alem desta coragem sobre muitos poucos atributos para fazer o filme funcionar.

E isso começa logo na pouco competência que tem para caracterizar e dar dinamica as personagens, fica sempre a ideia de uma relação construida do zero, e principalmente na personagem masculina fica sempre a ideia que alguém sem qualquer personalidade que apenas procura o amor e a religião e isso esvazia completamente a personagem numa dinamica com uma protagonista feminina cuja vida e um drama completo e o filme nunca consegue conjugar os elementos de ambos o que num filme romantico acaba por comprometer por completo a quimica desejada.

Para alem destes problemas o filme alonga-se por muito tempo, sem que isso queira dizer a construção de uma narrativa interessante, alias fica a ideia que nas primeiras duas horas o filme opta por um espirito circular que por vezes não o deixa crescer, tornando-se previsivel na sua conclusão.

A historia segue uma jovem que desde muito nova se inicia no mundo da prostituição acabando por numa pequena aldeia ser alvo da atração de todos os habitantes incluindo um que se apaixona por ela e que opta por apenas ter envolvimento com a mesma a troco da obtenção do seu amor, contudo o mundo dos dois, totalmente diferente entra em choque.

No que diz respeito ao argumento se a coragem em tocar em alguns pontos que normalmente estão fora da maior parte dos filmes de hollywood, a forma como os mesmos são organizados estão longe de ser bem potenciados no filme, que sofre acima de tudo um desiquilibrio das personagens centrais e acima de tudo na quimica exigida aos mesmos.

DJ Caruso e um realizador de grande estudio que começou bem a carreira principalmente nos Thrillers mas que foi perdendo essa dimensão e entrou numa fase mais negra da carreira, onde tem tido muita dificuldade em tornar os seus filmes reconhecidos. Aqui num genero algo distinto o filme limita-se a ser simplista o que para um realizador acaba por lhe retirar qualquer marca de assinatura.

No cast o filme escolhe dois jovens atores quase desconhecidos a procura de algum mediatismo. Se a jovem Abigail Cowen até sai do filme com alguma presença, embora numa personagem limitada, o filme resulta bem pior para o seu companheiro de cast um Tom Lewis que não aproveita o tempo de ecra com uma personagem que perde também na construçao do argumento. Nos secundarios sublinha-se a pessima prestação de Marshall-Green que explica a razão do ator nunca ter concretizado alguns vaticinios que faziam dele uma esperança do cinema.


O melhor - A coragem de tocar em temas muitas vezes tabu.

O pior - A dificuldade em organizar as ideias e personagens para uma historia interessante


Avaliação - C-



No comments: