Saturday, March 12, 2022

Blacklight

 Na ultima decada existe um novo genero de filmes que é os filmes "Liam Neeson", marcados por policiais de intriga que basicamente são uma justificação para o veterano ator passear o ar de eterno policia ou justiceiro que tem como facto mais estranho o facto de já serem dezenas o numero de filmes com este principio que ao longo do tempo foram perdendo qualidade, que neste filme voltou a ser totalmente refutada pela critica, mas tambem comercial ja deixaram de funcionar com este filme a ter resultados comerciais completamente residuais.

Quem viu os ultimos filmes na trajetoria descendente que este estilo teve perceberá que este filme continua a descrescer o nivel deste tipo de filmes, com intrigas cada vez mais previsiveis e básicas, com  sequencias de ação cada vez mais amadoras, e mesmo um Liam Neeson perto dos 70 anos e algo cansado para as aventuras mais fisicas e que torna também assim os filmes muito menos fortes do ponto de vista de investigação.

Em termos de filme esta é uma intriga e uma base narrativa que ja vimos mais de cem vezes principalmente em filmes de serie b de pequeno estudio que normalmente alimentam atores de ação de baixo nivel. A questão e que Lian Neeson ainda e um ator que consegue estrear os seus filmes numa dimensão industrial com alguma força embora pela qualidade dos seus ultimos filmes isso mais cedo ou mais tarde vai acabar e os filmes vao terminar diretamente em aluguer.

Ou seja mais um policial de qualidade muito baixa por parte de um Liam Neeson que por alguns bons moementos que teve em alguguns filmes merecia um final de carreira com outra qualidade e não com esta quantidade industrial de policiais sem interesse, sem personagens e sem historia que vão rechear uma carreira onde os pontos isolados serão os trabalhos meritorios e não esta quantidade de filmes sem qualquer qualidade que são lançados de forma massiva.

O filme fala de um agente encoberto do FBI que esta disposto a denunciar uma estrutura corrupta e criminosa interna que acaba por conduzir a uma serie de homicidios que conduzem ao envolvimento de um veterano amigo de um lider daquela organização comprado para trabalhos menos legais.

Em termos de argumento a historia tem a intriga tipica de um filme serie B, e isso conduz a diversas caracteristicas que não funcionam. As personagens não existem, o filme e previsivel e os dialogos basicamente são repetidos.

Na realizaçao Mark Williams tem estado ultimamente associado aos filmes de Liam Neeson e isso nao e propriamente um merito forte em termos de cinema. Aqui mais do mesmo sequencias de ação de baixa qualidade e uma forma de filmar sem grande risco de um realizador que ficara sempre mais conhecido por ser produtor de OZark do que por presenças como realizador em filmes como este.

Por fim no cast Neeson começa a deambular de uma forma triste por estes filmes com personagens sempre iguais que ja nem sequer respeitam a sua idade. E pena que assim fique marcada uma carreira com melhores momentos mas quando olharmos para uma filmiografia recheada de filmes vai ser incomrpeensivel os ultimos anos dele. De resto o filme e totalmente inexistente.

O melhor - Tudo apontar para que o genero termine graças ao insucesso total do filme.

O pior - Ver Neeson neste fim de carreira


Avaliação - D+



No comments: