Saturday, March 05, 2022

The Wolf and the Lion

 Este filme familiar sobre a ligação entre animais selvagens e os seres humanos foi uma das primeiras apostas a ser lançado num ano de 2022 onde se espera uma maior aproximação ao publico. Esta produção canadiana e francesa que ja tinha estreado em alguns mercados surgiu nos EUA com criticas negativas que a consideraram um parente pobre dos filmes familiares de emoçao simples e talvez por isso naquele mercado o filme se tenha tornado num claro floop de bilheteira.

SObre o filme podemos dizer que fruto do numero exagerado de filmes que todos os anos se debruçam sobre a ternura da relação entre animais e pessoas torna-se cada vez mais dificil que os filmes consigam trazer elementos novos que o façam surpreender, e este também não tras, muito pelo contrario. Fica a ideia que ja vimos este filme de outros prismas e em termos de previsibilidade e do maior que poderiamos assistir

Claro que e inequiveco que a ternura da ligação entre o lobo e o leão e a simbiose dos mesmos numa personagem humana perdida que tenta encontrar o afeto nos animais e uma mensagem bonita que o filme utiliza, mas que no final fica sempre a ideia que de que existia muito mais para fazer e acima de tudo uma ideia clara que o filme tem uma ideia unica que a prolonga de uma forma preguiçosa ao logo da mais de hora e meia de duração.

Um filme pequeno que potencia a ternura de uma forma que muitos outros ja o fizeram e com muito mais qualidade e elementos diferenciadores. Este e um tipo de filme que cai no gosto facil, mas quase nao tem qualquer conteudo em elementos proprios que marquem que o ve de forma a ficar na lembrança.

A historia segue uma jovem aspirante a pianista que apos a morte do seu avô e unico parente vivo vai ate a ilha do mesmo, onde acaba por passar a residir junto de um peculiar lobo e de um leão que por acidente ali aparece, numa harmonia impensavel.

O filme em termos de argumento e totalmente mais do mesmo a todos os niveis, na relação positiva entre humano e animais, na relação negativa, no desenvolvimento e acima de tudo na forma como o filme se desenvolve no ritmo baixo e acima de tudo como não consegue criar qualquer impacto ou intriga.

Na realização o projeto foi entregue a Gilles de Maistre um realizador frances experiente mas que nunca conseguiu sair do registo do seu pais, que tem o sempre dificil trabalho de dirigir animais mas na abordagem o filme aceita a sua pequena dimensão sem qualquer elemento particularmente diferenciador.

No cast temos para alem dos animais uma jovem Kunz quase desconhecida a tentar conquistar espaço no cinema globar e protagonizar um filme com alguma expansao e sempre um passo em frente mesmo numa personagem linear. Green e o eterno secundario que aqui tras-nos uma personagem proxima do seu tipo


O melhor  - O lado empatico da relação entre os animais.

O pior - Ja vimos este filme muito melhor trabalhado


Avaliação - C-



No comments: