Wednesday, March 17, 2021

Coming 2 America

 33 anos depois de Eddie Murphy e Arsenio Hall se terem reunido numa das comedias mais amadas da historia do cinema que tem aqui a sua sequela fruto de uma exigencia cada vez mais comum de projetos de sucesso do passado sejam revisitados na atualidade com os seus actores de base mas mais velhos. Este projeto que acabou por fruto da pandemia ser lançada diretamente na AMazon Prime o resultado critico foi mediano, mas ai parece que seguiu o que o primeiro filme ja o tinha sido. Em termos comerciais obviamente que o facto de ser lançado numa plataforma de streaming diminuiu o impacto comercial que acredito que um filme como este poderia ter.

Eu confesso que o primeiro filme e para mim uma comedia muito particular e preencheu o historico das comedias do final do seculo passado. Com o tempo Eddie Murphy tornou-se numa comediante menos reconhecido, e Arsenio Hall desapareceu e temos um estilo de umor que se alterou bastante. O filme tenta acompanhar o tempo com a introduçao de novas personagens mas ao mesmo tempo quer ir buscar o que funcionou no primeiro filme 33 anos atras, e ai parece-me que o filme nao sendo brilhante e estando em toda a linha longe do primeiro consegue pelo menos homenagear.

Em termos do restante o filme nao consegue sair propriamente de um estilo de humor tipico dos filmes de serie b afro americanos, com o lado fisico que muitas vezes funciona a custa do humor fisico que deu carreira a Eddie Murphy, quando o filme tenta ser mais retro no estilo como e obvio a actualidade do estilo faz com que o impacto perca algum sentido de humor, mas no global o filme consegue funcionar no estilo humoristico.

Parece e que na historia de base o filme e demasiado limitado e algo preguiçoso, parece que a historia segue um esquema demasiado simplista que de alguma forma nao o permite ir para alem da homenagem e pouco ou nada trata ao primeiro filme, ou trara para o conceito da historia.

A historia segue o princepe Akeem e a forma como ele tem de preparar a sua descendencia depois de apenas ter filhas. AI percebe que tem em Nova iorque um filho bastardo e terá que o tentar convencer em o acompanhar e prepara-lo para o reinado que se segue..

Em termos de argumento e um trabalho simplista, pouco original, com uma mistura de estilos de humor que alguns momentos funciona outra apenas homenagia. Em termos da historia de base fica a faltar alguma capacidade de marcar a saga mas penso que isso seria facil de perceber que naos iria acontecer.

Em termos de realizaçao Craig Brewer associado no passado a alguns projetos ambiciosos mas que acaaram por nao ter o seguimento consequente capaz de potenciar uma carreira da primeira linha dai que acabe como um tarefeiro sem grande brilho.

No cast Murphy esta longe do ritmo que ja teve principalmente no primeiro filme o que aqui e percetivel. Hall esta enferrujado e as novas aquisiçoes nao tem peso nem personagem para vincar no filme.


O melhor - A homenagem

O pior - A falta de capacidade de dar alguma coisa de novo a saga


Avaliação - C



No comments: