Thursday, March 18, 2021

Yes Day

 Todos os anos por alturas da aproximação da primavera foi comum alguns estudios lançarem as suas comedias familiares com um humor simples, muitas vezes fisico que acaba por ter um objetivo imediatista. Este ano e na ausencia de cinemas foi a netflix a ter esta tarefa com esta comedia que acabou por obter a mediania esperada em termos criticos, sendo que comercialmente tem tudo para ser um dos produtos muito vistos da aplicação.

Yes Day e um filme simples de procedimentos basicos, apostado na gargalhada facil de humor fisico, nem sempre bem trabalhada, com a boa mensagem de união entre pais e filhos, mas que ao mesmo tempo tem muito pouco de novidade ou algo de particularmente diferenciado. Alias parece mesmo que o excesso de humor fisico acaba por ser uma opção que nem sempre da elementos qualitativos ao filme.

Yes Day e um filme tambem pouco ambicioso, claro que trabalha bem os personagens infantis no misto de rebeldia e ternura, mas depois parece demasiado formatado para o ridiculo nas personagens adultas o que o torna um filme algo tonto, e pouco direcionado para uma mensagem positiva que o filme tem e que consegue assumir na sua ideologia.

Por tudo isto Yes Day e mais uma comedia igual a muitas outras , algumas das quais com Jennifer Garner de humor simplista e destrutivo que pode fornecer uma hora de entertenimento pela familia mas que rapidamente se esquece devido a sua insignificância, fica o valor moral da familia que nunca e demais potenciar nos filmes.

A historia fala de uma mãe exigente e um pai flexivel que percebendo a forma nociva em que se esta a transformar a relação dos filhos com mãe decidem dar aos menores um dia do sim, em que estes podem fazer tudo o que querem.

Em termos do argumento a base e algo repetitiva quando comparada com outros filmes com os mesmos objetivos que temos visto. Nao e propriamente um filme brilhante no humor ou diferenciado na mensagem mas acaba por conseguir passá-la ainda que de uma forma facil.

Arteta e um realizador que nos ultimos anos se tem dedicado com algum sucesso ao genero. Aqui parece conseguir potenciar o humor fisico, mas tambem nos parece um genero pouco arriscado e no qual alguem consiga construir uma carreira de referencia.

No cast Garner e uma habitue neste registo que encaixa no seu perfil, contudo parece-me extramamente redundante na sua carreira. Ramirez entrega uma faceta comica que ainda nao tinhamos visto mas que nao parece propriamente encaixar no seu estilo. Os jovens conseguem encaixar naquilo que o filme quer deles, ou seja o lado rebelde e ternurento em simultaneo.


O melhor - A mensagem

O pior - A pouca originalidade


Avaliação - C

No comments: