Saturday, March 20, 2021

Cherry

 Apresentado com pompa e circunstancia como a grande aposta da Apple + para a entrada na primavera e estreada ainda no cinema com alguma ambiçao de oscares este filme sobre a juventude americana aos olhos de um anonimo comum nascido nos finais do seculo passado, teve um embate forte numa critica demasiado pesada que aniquilou qualquer expetativa de premios que o filme dos irmãs Russo podia ter, sendo que comercialmente parece ainda claro que o impacto da Apple + ainda e pequeno.

Sobre o filme temos um filme grande, ambicioso, sobre diversos momentos da vida de um jovem americano com as suas vicicitudes do seu tempo, com a necessidade de ambarcar na guerra, e o põs, num contexto cada vez mais inserido de drogas, o filme e competente no impacto e na ligação que da a cada um nas oscilações da personagem numa montanha russa ideologica, mas que o filme consegue fazer funcionar com o merito de ser original em muitas das abordagens.

No resultado final nao me parece no entanto que as partes sejam totalmente equilibradas, um bom inicio que acaba por ter o seu epicentro em vinte minutos de treino militar muito proximos do que vimos em Full Metal Jacket, numa homenagem clara, e num filme mais catastrofico na parte final, mas que consegue sempre dar ao filme a intensidade que o mesmo quer dar.

Se calhar a critica e demasiado acesa a um sistema, se calhar o filme e demasiado ambicioso com premissas muito proximas da que por exemplio Oliver Stone deu anos antes com Nascido a 4 de JUlho, mas o filme funciona, tem impacto, tem boas interpretaçoes e arrisca numa roupagem rebelde que lhe acenta. Nao e uma obra prima, mas parece- me um filme competente.

A historia segue um jovem que depois de se apaixonar no liceu abandona os seus sonhos para se casar e acaba posteriormente por embarcar para a guerra. Quando regressa traumatizado pelo mundo que viu acaba por embarcar ao maximo do declinio humano e a tentativa de recuperar.

O argumento e pesado, com uma clara vertende ideologica de denuncia politica, mas e um filme que nos seus momentos e bem escrito, embora melhor em alguns segmentos do que outros o filme e normalmente impactante e consegue dar a sua personagem central os momentos para detalhar os seus momentos.

Os irmaos Russo tem ganho nos ultimos tempos, principalmente depois da inclusao no mundo da Marvel, muito conceito, embora aindas lhe falte a obra de referencia fora do mundo da açao, eles tentam neste filme, mas parece sempre que a assinatura em um conjunto de referenvias, mas a rebeldia demonstra serem mais que tarefeiros.

O cast tem um Holland a querer crescer, e arriscar num papel que tinha tudo para brilhar mas a ma receção do filme dificultou uma tarefa que parecia obvia em face das exigencias da personagem. Mesmo assim e nossa convicção que o jovem tem todas as virtudes para ser uma estrela maior, e o futuro o provara. E um filme de personagem e apenas a jovem Bravo tem alguns momentos interessantes mas ofuscada por um filme para Holland e o seu "CHerry".


O melhor - A historia e o significado social da mesma

O pior - Nem sempre e equilbibrado entre segmentos


AValiação - B



No comments: