Sunday, March 14, 2021

Moxie

 NUma altura em que a igualdade seja ela em que qualquer circunstancia se encontra na clara ordem do dia eis que a Netflix lança um filme de adolescentes sobre essa tematica bem cimentada numa longa metragem da artista Amy Pohler como realizadora e actriz. Esta especie de comedia e drama na adolescencia acabou por estrear sem grande revelancia pela Netflix com criticas demasiado medianas para algum significado e tambem em termos comerciais parece claro que a produtora tem filmes bem mais vincados para resultar junto do grande publico.

Que a igualdade deve ser tratada desde pequenino isso e claro e acente e cabe ao cinema enquanto veiculo de transporte de mensagens potenciar isso dai que nos pareça meritorio o filme tratar assuntos tao atuais num clima tao propio como a adolescencia e o liceu. Nesse particular parece-me que o filme tem uma boa ideia e uma boa mensagem de transporte mesmo que em termos de resultado as coisas nao funcionem tao bem.

O que parece funcionar melhor no filme acaba por ser o veiculo de comunicaçao inicialmente em surdina mas que depois se percebe ser comum a ,muitos. O problema do filme e o excesso de ruido ou seja quando se calhar as coisas funcionariam melhor num tema apenas o filme tenta condensar varios sem nunca ir ao cerne da questão em nennum e isso acaba por condicionar o impacto imediato que o filme tem dos temas em si.

Ou seja um filme de adolescente tipico que toca alguns assuntos pela rama, com personagens pouco trabalhadas mas onde se regista a tentativa de sublinhar temas junto da população mais jovem. Existem momentos onde o cinema tem de ter uma funçao social e este filme funciona bem melhor neste vertente do que em qualquer outra.

A historia fala de um grupo de jovens estudantes do liceu que vivem numa cultura de primazia dos rapazes onde e permitido qualquer tipo de comentarios. COntudo a entrada de uma aluna disposta a lutar por esse desfazamento de direitos acaba por lançar um movimento de resposta inicialmente de forma anonima e mais tarde bem assumido.

 O argumento do filme funciona bem melhor em termos de valores morais implicitos do que propriamente na historia de personagens, narrativa e desenvolvimento da historia. O objetivo e conseguido e e nobre em termos de filme as dificuldades sao patentes.

AMy Pohler e uma actriz muito conceituada que paulatinamente tem tentado dar alguns passos em termos de realizaçao que tem sido simples e sem grandes foguetes. Aqui temos um trabalho simples sem grandes riscos deixando a mensagem fluir. Parece-me que dificilmente sera uma realizadora de opo embora exista alguma evolução nos temas que tem tratado.

No cast um conjunto de jovens quase desconhecidos encabeça esta historia com personagens simples, com objetivos bem definidos que nao da propriamente espaço a grandes sublinhados. Hadley Robinson tem o maior peso de uma actriz que vinha de alguns projetos criticamente interessante que e competente no papel mais dificil sem deslumbrar.


O melhor - A moratoria e a fase em que a tenta aplicar.

O pior - Nao consegue ultrapassar o estilo de filme simples de adolescente


Avaliação - C



No comments: