Monday, May 20, 2019

Greta

Neil Jordan já foi um dos realizadores no centro do universo cinematografico, contudo nos últimos anos foi perdendo fulgor dai que este thriller tenha surgido quase de forma aninima, pese embora tenha conseguido uma distribuição wide. Em termos criticos o filme acabou ter uma recepção mediana que é longe do que de melhor conseguiu Jordan na sua carreira. Comercialmente para um filme que conseguiu distribuição wide o resultado ficou muito aquem do esperado.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem dois aspetos diferenciados, se a personagem central de Huppert funciona com a intensidade necessária a uma historia como esta, tudo o resto e claramente inferior, típico de um filme de adolescentes de segunda linha com personagens pouco ou nada trabalhadas, e mais que isso numa linhagem narrativa previsivel, que acaba por nao dar ao filme o caracter surpresa que desse outro folego ao filme.
Mesmo assim temos um filme que ate consegue criar um espectro de stalking muito interessante, mas que depois ao tornar o filme num policial de serial Killer o filme vai perdendo força tornando-se num terror de segunda linha. Tambem na construçao da personagem central parece-me que o filme exigia mais drama, mais intepretaçao e maior força da personagem.
Ou seja um thriller que vale muito pelo lado negro do mesmo, longe do que de melhor ja se fez neste tipo de registo, quer do ponto de vista narrativo, mas principalmente do ponto de vista estetico parece-me que poderia ser um filme mais noir, sem o peso adolescente do lado bom da medalha. Nunca se consegue encontrar no filme o lado mais negro de Jordan e isso acaba por tornar o filme na maior parte da sua duração bastante vulgar.
A historia fala de uma jovem que apos encontrar uma mala perdida no metro, acaba por estabelecer uma relação com a sua dona, uma viuva solitaria que vai pedir mais deste contacto do que propriamente a jovem esta disposta a dar.
Em termos de argumento o filme começa bem, principalmente na fase do stalking e quando tenta entender as duas personagens. Quando se torna um argumento serie B o filme perde maturidade e torna-se num registo corriqueiro pouco ou nada interessante.
Jordan e um realizador que muita gente ja considerou de topo em Hollywood, principalmente depois de Jogo de Lagrimas. Nos ultimos tempos perdeu dinamica e fama e aqui temos um filme com algum conceito de autor mas pouco imponente no resultado final.
No cast Huppert da ao filme a intensidade perfeita que o filme exige, dominando a tela do primeiro ao ultimo minuto. Ao seu lado Moretz nao esta a crescer bem como atriz e neste filme acaba por exibir essas mesmas dificuldades, perdendo totalmente para Monroe.

O melhor - A intensidade e presença de Huppert

O pior - A forma como o filme se transforma num serie B na fase final

Avaliação - C

No comments: