Thursday, May 02, 2019

Storm Boy

O cinema australiano é prodigo em lançar para hollywood figuras de referência na interpretaçao os quais muitas vezes tem uma escola de cinema mais intimista tipico daquele pais. Este ano surgiu este intimista filme sobre relações entre pessoas e animais, pensado para pequenos festivais este filme conseguiu avaliações especializadas essencialmente positivas, contudo insuficientes para levar para niveis mais elevados de mediatismo. Em termos comerciais um filme com pouco potencial neste aspeto com resultados quase rudimentares.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo é ternurento na forma como potencia ao maximo a relação das personagens mais pequenas com animais e natureza, o que acaba por dar ao filme uma mensagem de esperança e de convição que muitas vezes não está presente na maioria dos jovens de hoje em dia. Mas se este ponto mais ideologico acaba por funcionar em termos de impacto e de ritmo o filme não é tão brilhante principalmente pela toada demasiado lenta e algo repetitiva principalmente na historia passada que o filme nos dá.
Fica a ideia que o lado familiar do filme deveria ter uma intriga com mais avanços e recuos, um filme que tivesse um foco de conflito que acabasse por resultar num impacto mais claro da mensagem, mas sabemos que principalmente o cinema australiano gosta de filmes mais silenciosos, mais introspetivos e isso acaba por fazer o filme perder algum do seu contexto mediatico que uma historia como esta poderia ter.
Em suma um filme familiar com caracteristicas independentes que transmite e bem uma mensagem positiva, mas que como obra de referência acaba por ser demasiado adormecido. E inconstestavel que o filme consegue nos dar alguns momentos emotivos e ternurentos da personagem infantil central, mas ao mesmo tempo parece demasiado telecomandado para a vulgaridade principalmente na sua mais que previsivel conclusao.
A historia fala de um alto quadro de uma empresa que tem de fazer uma escolha que podera colocar em causa uma reserva ecologica, acabando por junto com a sua neta com preocupações ecologicas se recordar da sua infancia e da sua ligação a biosfera.
Em termos de argumento temos um filme que me parece essencialmente ideologico e que acaba por descuidar um pouco os elementos narrativos como personagens mas essencialmente os dialogos. O filme tinha espaço para mais nervo, sem que isso condicione a importancia da sua mensagem.
Na realizaçao Shawn Seet tem uma trabalho bonito, principalmente na forma ternurente com que associa as personagens aos animais. Nao e um trabalho de dificuldade elevada nem um registo que nos deixe na retine o trabalho de realizaçao, mesmo que na sua essencia ele seja funcional.
No cast dois actores australianos conhecidos em fase de carreira diferentes dao ao filme o lado mais dimensional que este acaba por narrativamente nunca ter. Rush é sempre competente na sua formula, Courtey é uma agradavel surpresa num registo algo diferente que o habitual.

O melhor - O lado ternurento da ligação entre o homem e o animal.

O pior - A forma como o filme acaba por se adormecer diversas vezes.


Avaliação - C+

No comments: