Monday, May 27, 2019

A Madea Family Funeral

Tyler Perry tornou-se nos ultimos anos num icon da novela afro americana, mas tambem no bombo da festa dos criticos mais especializados. A sua personagem Madea ao longo do tempo foi colecionando criticas muito negativas mas tambem resultados comerciais satisfatorios que foram prolongado a continuidade da personagem nas mais diversas situações. Este ano surge a situação do funeral. O resultado critico foi o usual em filmes de Tyler Perry ou seja negativo. No que diz respeito à componente comercial novamente Madea resultou, e o anunciado ultimo episodio pode mesmo nao o ser.
Sobre o filme temos que diferenciar a historia em duas componentes distintas, o lado dramatico familiar do emaranhamento relacional entre diversas personagens, onde o filme em momento algum resulta, com dialogos de pessima qualidade, que mais que tudo acabam por tornar tudo num melodrama sem coerencia e sem sentido, com personagens completamente mal trabalhadas.
O segundo ponto é o lado comico com as personagens criadas e interpretadas por Perry, aqui o filme tem um estilo muito proximo daquele que deu sucesso a Eddie Murphy sem o sucesso do mesmo. A personagem Joe vai tendo alguns momentos interessantes, mesmo que o restante seja quase sempre pouco trabalhado e muitas vezes sem graça repetida.
nao sabemos se vai ser ou nao o ultimo filme da badass Madea, mas ao longo do tempo e mesmo colecionando filmes de qualidade mais que duvidosa o registo foi-se mantendo e comercialmente Perry foi obtendo neste estilo de filme os seus maiores lucros. Este nao sendo dos piores filmes da saga está longe de ser minimamente compentente.
A historia segue as personagens do costume, as quais se deslocar à casa de uns parentes para o funeral de um individuo, acabando por encontrar uma familia onde todos se relacionam com todos com diversos conflitos latentes que a morte do patriarca vai colocar a nu.
Em termos de argumento Perry funciona ligeiramente melhor a escrever pontos comicos do que o seu melodrama telenovelesco. Neste segundo ponto temos dialogos dignos de sátira frequente devido ao seu caracter inexistente. Em termos comicos pese embora seja demasiado repetitivo por vezes funciona.
Perry como realizador esta longe de ser competente, limita-se ao estilo de telenovel e pouco mais. E um realizador odiado pela critica mas que se conforma com um estilo que esta longe de ser apelativo.
Tambem no cast Perry pouco ou nada arrisca, ele encarna as personagens comicas do filme, onde algumas funcionam melhor do que outras, desde logo pela base das mesmas e nos secundarios um conjunto de atores afro americanos de segunda linha cujo o filme nao exige de particularmente dificil.


O melhor - Algumas piadas da personagem Joe.

O pior - O argumento dramatico do filme.

Avaliação - D+

No comments: