Friday, May 17, 2019

The Professor and Madman

Se há cerca de uma decada surgisse um projeto que conetasse Mel Gibson e Sean Penn o mesmo seria alvo de grande euforia pelos especialistas. Contudo a carreira de ambos nos ultimos anos teve longe de ser a de maior sucesso dai que este filme estreou em cinemas selcionados com pouco fogo de artificio mesmo que contasse a historia da elaboraçao do primeiro dicionario. Criticamente as coisas correram moderadamente bem num biopic de uma historia claramente relevante. Por sua vez comercialmente a pouca distribuiçao do filme conduziu a resultados quase invisiveis para um projeto que ate teve um custo elebado.
E obvio que a curiosidade e o imaginario faz-nos prespetivar que a funçao de elaborar o primeiro dicionario nao tenha sido facil, e ainda mais nos surpeende quando percebemos que tudo teve a coordenaçao de uma pessoa que dedicou a vida a essa tarefa. Nesse particular o filme cumpre com algum academismo tipico de filmes de ligaçao britanica, mas que acaba por ficar bem na historia que o filme quer contar.
Do outro lado temos o louco, um ex-policia que acabou por elouquecer e que vai ser peça fundamental na elaboraçao do trabalho. Aqui o filme e principalmente Sean Penn entram diversas vezes num overacting que acaba por na minha otica nao ser produtivo num filme academico, pois cria uma atomesfera de drama pessoal que tira algum carater narrativo ao filme.
Ou seja nao sendo uma obra prima temos um filme que vence pela factualidade que transmite, por conseguir encaixar a relaçao entre um academico de excelencia e um preso por loucura, mas que me parece que nunca consegue diluir as duas historias do filme numa so congruente.
A historia fala de um estudioso da lingua que e contratado por a universidade de oxford para reunir os conceitos das palavras utilizada na literatura britanica, uma tarefa herculica que fica mais facilitada com a entrada em jogo de um criminoso preso por loucura.
Em termos de argumento temos um filme simplista na forma como nos tras o feito historico e menos funcional na forma como nos da o lado da loucura da personagem de apoio. Tambem nem sempre me parece abil a reunir os generos e mesmo as personagens.
Na realizaçao Safinia e um auxiliar tipico de Gibson que tem um trabalho academico com principios tradicionais britanicos. Nao e propriamente um trabalho vistoso ainda que funcional num realizador que tenta aqui soltar os primeiros passos.
No cast Sean Penn e um excelente ator mas nos ultimos anos tem estado longe da produtividade de outro tempo e aqui isso é bem patente, numa personagem vistosa mas que me pareçe que o ator leva sempre ao exagero maximo, tentando que saia muito mais vistoso do que na realidade necessitava. Gibson nunca foi um ator de primeiro plano e aqui isso tambem e visivel..

O melhor - A historia do merito que o filme conta.

O pior - Nem sempre as duas historias encaixam bem no filme.

Avaliação - C+

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