Tuesday, May 14, 2019

Pet Sematary

Stephen King é uma dos figuras mais incontornaveis do terror literario, sendo que algumas das suas obras deram origem a alguns dos mais conceituados filmes de terror da historia. Numa altura em que as ideias em Hollywood já tiveram melhores dias, surgiu o remake deste filme sobre o poder de um terreno e sobre o regresso a vida. Esta nova adaptação não foi propriamente um sucesso critico com avaliações essencialmente medianas. Comercialmente, para filmes de terror podemos dizer que o resultado foi mais consistente do que propriamente brilhante.
Sobre o filme podemos começar por dizer que temos uma historia de terror fantastico, bem articulada, bem montada e que acaba por ter o peso da morte bem presente o que acaba por funcionar em alguns momentos. O seu caracter fatidico embora seja um truque muito utilizado no cinema de terror convencional acaba por encaixar bem na forma como o filme quer da a sua imagem mais negra.
Se nestes pressupostos o filme até vai funcionando bem, parece-me claro que o mesmo em termos de execução simplista do terror deveria ir mais longe, apenas a espaços o filme consegue ter o impacto visual necessario nos filmes de terror e o seu final acaba por ser algo previsivel com a evolução natural da historia. Fica a ideia que o filme deveria ser bem mais intenso nas suas caracteristicas centrais.
Por tudo isto é facil perceber que estamos perante um daqueles filmes que é um remake simplista do que ja tinha sido feito, a historia tem algumas potencialidades que são aproveitadas, principalmente na dimensao da personagem central e nos seus conflitos internos, mas ao mesmo tempo parece ser uma historia vulgar no contexto do terror atual.
A historia fala de uma familia com uma ligação intensa com a morte, que se muda para uma nova residência onde acabam por perceber que um terreno próximo da mesma tem propriedades de retornar a vida algo morto.
Em termos de argumento temos um filme simples, com um procedimento narrativo preparado para o seu final. nao e daqueles filmes de terror para potenciar grandes sustos funcionando mais com o fatalismo do inevitavel. Nao sendo um grande argumento tem algumas potencialidades principalmente na personagem central.
Na realizaçao deste remake uma dupla de realizadores que tiveram o seu maior projeto nas mãos sendo alguem ligado ao terror. Fica a ideia que o filme poderia e deveria ter mais impacto visual, mas parece-me feito por alguem que sabe o que quer do genero.
Em termos de cast o terror nunca e uma tipo de filmes que potencie em demasia as interpretaçoes e aqui tambem nao o faz, Clarke tem a intensidade que a sua personagem necessita e domina um filme onde os secundarios sao muito menos trabalhados.

O melhor - A personagem central

O pior - Visualmente o filme é demasiado neutro

Avaliação - C

No comments: