Saturday, April 20, 2019

Miss Bala

Cada vez mais para alem de filmes para a população afro americana tem surgido filmes baseados na populaçao hispanica cada vez em maior numero nos EUA. Este ano surgiu este filme sobre uma possivel heroina improvavel de açao em pleno clima de luta contra os narcotraficantes. Este simples filme de açao teve longe do sucesso critico com avaliações essencialmente fracas sendo que comercialmente esperar-se-ia mais de um filme tao dedicado a uma população tao definida.
Sobre o filme temos o tipico filme de serie B de alguem que e apanhado no meio de uma guerrilha de quarteis e que acaba por ter de lutar pela sobrevivencia sua e dos seus. O filme nisto é pouco trabalhado ou quase nada em termos de personagens, tentando apenas a criaçao de um contexto limite para a sua personagem. Fica a ideia que o filme e demasiado pequeno e que fosse noutra populaçao provavelmente teriamos um filme diretamente lançado para aluguer ja que nas suas componentes nunca consegue ser minimamente competente.
MEsmo em termos de dimensão de açao, para alem de algum lado pesado da forma fria com que as personagens sao executadas temos muito pouco, alias o filme permite que personagens vao entrando e saindo sem percebermos bem de onde vem e para onde vao, sendo que isso acaba mesmo por ser presente nos viloes do filme. Fica a ideia que a determinada altura o filme quer transformar a personagem central numa heroina de açao cuja base nao existe.
Ou seja um mediocre filme de açao, com o tema dos carteis de droga muito na moda e pouco mais, fica a ideia que a tentativa de transformar Rodriguez numa heroina de cinema nao tem grandes pernas para a andar e o filme demonstra bem isso.
O filme fala de uma maquilhadora que se desloca a sua terra de origem para auxiliar uma sua amiga numa competiçao de beleza mas que de repente se ve no meio de uma luta entre carteis de droga em busca da sua sobrevivencia.
O argumento do filme e em todos os niveis limitados, fica a ideia que o filme não tem condimentos para a distribuiçao que teve, nao sendo mais do um filme de aluguer completamente talhado para esse regime que se ve com uma dimensao que o filme nao tem na historia nas personagens e nos dialogos.
Na realização Hardwicke e uma realizadora que começou bem, que teve o seu sucesso maior no primeiro episodio de Twilight mas que depois perdeu grande parte do protagonimos ganho e acabou por ir ter a filmes de menor dimensao, sendo que este e apenas mais uma de uma carreira a perder tamanho.
No cast Rodriguez e uma figura dos hispanicos nos EUA que aqui vale mais por isso do que propriamente como uma heroina de açao, fica a ideia que o filme exigia mais fisico mais espirito de corpo, num filme completamente baseado numa personagem.

O melhor - A forma como demonstra o lado frio das execuçoes

O pior - O filme nao consegue ter qualquer impacto em nenhuma das suas componentes

Avaliação - D+

No comments: