Wednesday, May 30, 2018

Thoroughbredgs

Uma das surpresas em termos de festivais menores foi este pequeno filme que focaliza a relação de duas adolescentes. Este filme que mais que tudo marca também a ultima obra do jovem ANton Yelchin, estreou apenas dois anos depois de ser produzido, mesmo depois de ter conseguido uma excelente reação critica, o filme comercialmente acabou por estrear em cinemas selecionados, conseguindo assim resultados consistentes.
SObre o filme eu confesso que não será um filme facil de "entrar" mas depois do período de entrosamente é um filme com bastante qualidade, principalmente nos dialogos que o filme consegue incutir entre as duas personagens centrais o que acaba por dar força à relação central que sustenta o filme. Mais que os dialogos também a contruçao das personagens acaba por dar essa força e dar ao filme uma singularidade que é facil de se gostar, e que causa impacto junto do publico
Tambem em termos esteticos penso que é um filme bem realizado, com sequencias cujas opções funcionam em pleno, como a sequencia final, acaba também por permitir que o filme se eleve para patamares mais elevados, algo que tambem acaba por ser potenciado pelas excelentes interpretaçoes dos seus interpretes que dao ao filme um estilo atipico mas totalmente funcional para os propositos do filme.
Assim, este pequeno filme e uma das boas surpresas do cinema indie deste ano, não sendo em termos de historia um filme de alcance longo, é um filme que nos surpreende quer nas persoangens quer no desenvolvimento narrativo, constituido por boas personagens demonstram que este e o primeiro ponto para fazer qualquer filme funcionar.
A historia fala de um duas jovens amigas, totalmente diferentes que acabam por se encontrar em hora marcada aparentemente para ajudar no ajustamento de uma delas. Uma relação mecanica que aos poucos vai preenchendo as necessidades uma da outra, ate um plano fatal.
E no argumento que o filme começa a ganhar valor, boas personagens, bem escritas e acima de tudo com dialogos que as conduzem para niveis elevados, acabam por dar ao filme uma intriga que até é obvia mas o caminho surpreende.
No que diz respeito a realizaçao, esta obra de estreia de Cory Finley parece-me muito bem realizada, sem grandes meios, da o protagonismo as interpretes sem nunca descuidar o nivel estetico do filme, no final, e na sequencias final tira o coelho da cartola com o melhor momento do filme.
Tambem no cast o filme funciona se por um lado Joy tem uma fisionimia que por si so intriga, utilizando-a ao longo do filme, a surpresa e Cooke, mais proxima de filmes de familia, tem aqui uma interpretaçao brilhante numa personagem tambem ela bem escrita. Parece-me dos papeis que diferencia uma actriz para altos voos de uma comercial. Yelchin tem aqui um bom filme para marcar uma carreira que merecia pelo menos mais tempo. Paul Sparks merece tambem um sublinhado pela sua interpretação

O melhor - As interpretações


O pior - Não é um filme facil de "entrar" na fase inicial

Avaliação - B

No comments: