Friday, May 18, 2018

Ready Player One

Steven Spilberg nos ultimos anos tem variado entre cinema de autor, com filmes mais pensados para grande publico com avanços tecnologicos principalmente no terreno de animação. Este ano surgiu o peculiar Ready Player One sobre o mundo dos videojogos num futuro longinquo. Em termos criticos pese embora os resultados competentes esteve longe da unanimidade que outros filmes do realizador foram conseguindo ao longo das decadas. Comercialmente podemos dizer que o filme foi mais competente com resultados interessantes principalmente tendo em conta que se trata de um filme de base.
Ready Player One e na sua essencia um filme de animação de aventura, com objetivos muito definidos e que acenta em principios tecnologicos muito interessantes como o mundo online e os avatares, e nisso e na curiosidade que isso acaba por trazer o filme funciona bastante bem, sempre conjugada com a questão revivalista que o filme tambem consegue ter na forma como faz homenagem aos anos 80.
Por tudo isto parece-me que Ready Player One sendo um filme de aventuras juvenis tem os ingredientes necessarios para um entertenimento interessante, pese embora por vezes a sua longa duração acabem por tornar as sequencias de ação algo repetitivas e o filme algo moroso, mas isso nunca acaba por tirar ao filme os seus valores e mais que isso os seus pontos primordiais.
Muitos poderao dizer que este filme esta longe dos melhores filmes juvenis de Spilberg, mesmo sendo verdade é importante sublinhar que Spliberg deu-nos ao longo dos anos alguns dos melhores filmes do estilo e o facto deste ser ligeiramente menos nao o coloca nunca no lado negro da balança.
A historia fala de um jovem vidrado num jogo que mais nao e do que uma realidade alternativa que tem como premio deter esse mesmo jogo quem conseguir encontrar três chaves. Para conseguir esse objetivo acaba por se aliar a alguns companheiros de aventura.
Em termos de base podemos dizer que temos uma historia de aventuras igual a muitas outras. Contudo nos detalhes o filme tem alguns pontos muito interessantes quer em termos de curiosidade quer em termos de originalidade de algumas abordagens.
Spilberg sabe como poucos utilizar os meios a seu favor, em termos de animaçao o filme e de primeira linha e conjuga bem isto com o lado real. Tecnicamente irreprensivel e uma das etiquetas Spliberg e este filme consegue manter esse padrão.
No cast o filme e algo ingrato para os seus interpretes porque os pontos mais dificeis sao em animaçao. Mesmo assim os jovens Sheridan e Cooke sao boas escolhas para papeis simples para ambos.

O melhor - Os detalhes culturais do filme

O pior - -A duraçao

Avaliação - B-

No comments: